Parapsicologia RJ - J Borborema

DIÁLOGO BORBOREMA E BASSALO SOBRE COSMOVISÃO,
BIG BANG E PROGRAMA CÓSMICO

 

(FAVOR DO LEITOR LER DE BAIXO PARA CIMA)

ABRIL / MAIO DE 2014

 

Original Message
From: “Borborema”
To: “Bassalo”
Cc: “Geraldo”
Sent: Wednesday, May 07, 2014 11:34 PM
Subject: Re: Re: Programa cósmico

 Amigo Bassalo,

 Concordo com você, porém não estamos discutindo sobre uma verdade científica e sim sobre uma cosmovisão, que é um produto da mente humana. A cosmovisão não reflete necessariamente a verdade e sim uma determinada concepção do cosmos, porém ela não pode violar o raciocínio lógico e nem o conhecimento científico.

Pelo que entendi de seus comentários anteriores, mesmo que você não concorde com minha cosmovisão e tendo certeza que ela não corresponde à realidade, você não vê violação do raciocínio lógico e dos princípios científicos atuais na possibilidade de se considerar que o universo é constituído de mente e matéria e que exista um programa para as transformações cósmicas. Caso contrário, ficar-lhe-ia muito agradecido se você me mostrasse os pontos que a inviabilizam.

Um grande abraço.

Borborema

 

Original Message
From: José Maria Filardo Bassalo
To: Borborema

Sent: Wednesday, May 07, 2014 8:35 AM
Subject: Re: Re: Programa cósmico

 Amigo Borborema 

Obrigado por seu e-mail. Para mim, o problema da mente cósmica que fez o programa cósmico que controla o Universo, apresenta um problema fundamental: mente e programa são criações da "mente humana terrestre" e que extrapola para todo o Universo como se fosse uma verdade única.  É por isso que o religioso e o ateu estão em uma situação degenerada (mesmo nível de energia), como se diz em Física. Para quebrar essa degenerescência precisa de algo mais que, no meu entendimento, não seria terrestre e, não sendo terrestre, não sabemos como é e, ainda no meu entendimento, nunca saberemos, pois a mente humana está limitada por uma teoria gravitacional que envolve apenas um Sol, a famosa dependência com o inverso do quadrado da distância. É oportuno dizer que a "mente humana terrestre" já tentou outros tipos de dependência para explicar o Universo observável e, até agora, não deu em nada.   

Abração amigo do 

Bassalo  


Em 6 de maio de 2014 11:03,
Borborema escreveu:

Amigo Bassalo,

 Você vê alguma possibilidade da existência do programa cósmico sem a existência da mente cósmica? Eu não consigo admitir isto, pois se há um programa há um programador, por isso para mim o cosmos é mente e matéria e tem que ser eterno independente das configurações dele, pois se não for assim o questionamento do começo de tudo nunca terá fim.

Estou pensando numa forma de demonstrar para várias transformações cósmicas (qualquer fenômeno que ocorre no cosmos), que existe um programa para suas ocorrências. Nos meus e-mails, já citei algumas como as atividades dentro da célula para sua reprodução, a divisão do zigoto e principalmente a especialização das células para a formação dos órgãos, etc.

Minha idéia é começar pela formação das partículas subatômicas, dos átomos, moléculas e assim sucessivamente. Não se trata de demonstrar o programa (que no momento é impossível) e sim que só a existência de um programa pode justificar estas transformações cósmicas. Infelizmente não tenho os conhecimentos científicos para isso e precisaria de ajuda. 

Abraços.

Borborema

 

Original Message
José Maria Filardo Bassalo
To: Borborema

Sent: Tuesday, May 06, 2014 8:18 AM

Subject: Re: Re: Programa cósmico

 Amigo Borborema 

Sim, você tem razão. O programa cósmico é a chave da solução do problema do Universo. 

Abraço amigo do 

Bassalo

 

Em 6 de maio de 2014 00:05, Borborema escreveu:

Amigo Bassalo,

Mesmo sendo a matéria escura a causa da expansão, não há como afirmar que esta expansão permanecerá eternamente. Se esta expansão for eterna, a teoria do Novello estará também prejudicada, já que não haverá concentração da matéria do universo e ele não poderá ser cíclico.

Por outro lado, qualquer que seja a configuração do universo não se pode descartar a possibilidade da existência do programa cósmico.

Abraços.

Borborema

 

Original Message
José Maria Filardo Bassalo
To: Borborema

Sent: Monday, May 05, 2014 8:18 AM

Subject: Re: Re: Programa cósmico

 Amigo Borborema 

Obrigado por seu e-mail.  E evolução do Universo Eterno do Novello é representado por uma parábola sendo o seu vértice o ponto de concentração de matéria.  O Universo Oscilante: Big Bang - Big Crash e assim eternamente, foi uma primeira proposta da Teoria do Big Bang, pois esta afirmava que depois do Big Bang, o Universo se acelerou bastante (Teoria do Universo Inflacionário), mas depois começava a ser desacelerado até o Big Crash, quando então sofria um novo Big Bang e recomeçava tudo de novo. Porém, observações realizadas em 1998 mostraram que o Universo está em expansão por causa da matéria escura que ninguém sabe o que é, pois ela exerce uma força antigravitacional.  Aliás, o Einstein, em 1918, encontrou essa força que, como era contra toda a física gravitacional newtoniana conhecida, "tirou do bolso" a constante cosmológica para conter essa ação antigravitacional.  Por isso, acredito que a TBB está em crise.

Abraço amigo do 

Bassalo 

 

Em 4 de maio de 2014 18:46, Borborema escreveu:

Amigo Bassalo,

Agradeço sua resposta e sua paciência em me transmitir conhecimentos científicos como fez há aprox.  55 anos, quando foi meu professor de matemática e posteriormente de física.  Perdoe-me considerar-me ainda seu aluno e abusar de sua paciência.

Pelo que entendo, a teoria do big bang admite ter o universo surgido através da "explosão" de uma singularidade cósmica (algo extremamente compacto contendo toda a energia do universo), que originou a expansão atual do cosmos.  A teoria do universo eterno e cíclico admite uma fase de expansão e outra de contração ou colapso que se alternam eternamente.

Gostaria de saber por que não se pode admitir no universo eterno e cíclico, que a fase de contração se encerra na singularidade cósmica da teoria do big bang e que o mecanismo que origina a fase de expansão é o mesmo para as 2 teorias?

Abraços.

Borborema

 

Original Message
José Maria Filardo Bassalo
To: Borborema

Sent: Sunday, May 04, 2014 2:42 PM

Subject: Re: Re: Programa cósmico

Amigo Borborema 

Obrigado por seu e-mail. O Big Bang não cabe na Teoria do Universo Eterno do Novello.  Na outra teoria, qual seja, a de que o Universo começou com o Big Bang, ela está tendo uma série de dificuldades.  É claro que, para contornar tais dificuldades, existe a possibilidade do Multiuniverso.  Creio que você já leu o artigo que escrevi no site do Seara da Ciência sobre essas dificuldades.  Sou apenas um Cronista da Física que registra o que os físicos estão fazendo para explicar a pergunta clássica: quem somos?   

Receba um abraço amigo do 

Bassalo 

 

Em 4 de maio de 2014 12:15, Borborema escreveu:

Amigo Bassalo,

Por que o big bang não é o momento em que a nova expansão se iniciou em rumo ao mais infinito?

Na minha concepção só existe um universo.  Você não acha que admitir a possibilidade de partes do universo ter leis diferentes é admitir a possibilidade de multiuniversos?
Como seria a transição entre eles?

Abraços.

Borborema

 

Original Message
José Maria Filardo Bassalo
To: Borborema

Cc: Geraldo Sarti
Sent: Sunday, May 04, 2014 8:29 AM

Subject: Re: Re: Programa cósmico

 Amigo Borborema

O Universo sempre existiu, conforme a Teoria de meu amigo Mario Novello. Segundo esse modelo, ele veio do menos infinito, passou por um ponto mínimo, sem haver Big Bang, e continua crescendo para o mais infinito. As leis que regem esse comportamento do Universo decorrem de observações feitas por mentes humanas. Mas, se não houvesse o homem para observá-las, o Universo existiria do mesmo modo como sua tese garante: a mente cósmica.  A única questão que fica é se existe uma outra inteligência fora de nosso Universo observável, que descobriu leis diferentes. 

 Abraço amigo do 

 Bassalo  

 

Em 3 de maio de 2014 20:00, Borborema escreveu:

Correto, pois tudo começou na transição de um ciclo para outro do universo.

Borborema

 

Original Message
From: Geraldo Sarti
José Maria Filardo Bassalo
To: Borborema

Sent: Friday, May 02, 2014 10:02 PM
Subject: Re: Re: Programa cósmico

Prezado Bassalo

Da última vez que nos comunicamos, tive que enviar um encaminhamento extra para nosso querido Borborema, em função de problemas persistentes, como o do tempo (rsrsrs), no meu Outlook.

Envio-lhes uma frase do Wiggenstein:

"A solução do enigma da vida no espaço e no tempo encontra-se fora do espaço e do tempo.” "Fonte - Tratado Lógico-Filosófico. Tema - Vida /Ver Detalhe / Imagem /Comentários

 

Original Message
From: José Maria Filardo Bassalo

To: Geraldo Sarti
Cc:
Borborema
Sent: Friday, May 02, 2014 2:42 PM

Subject: Re: Re: Programa cósmico

 Prezados amigos Geraldo e Borborema

Essa discussão sobre o espaço cósmico está boa. Porém, como tenho dúvidas sobre o espaço-tempo criado por uma mente especial, a do Einstein, no momento, apenas acho que deve haver uma RAZÃO (seria a do Spinosa?) para a existência do Universo, mas não tenho capacidade para dizer qual é. 

 Abraço amigo do 

 Bassalo 

 

Em 2 de maio de 2014 12:35, Geraldo Sarti escreveu:

Querido Borborema

Nós concordamos até um certo ponto.
Todavia, pode ser que o Universo seja também um colapso mental, de opiniões, desejos e sentimentos telepáticos e empáticos.
Neste caso, como aceito por vários físicos quânticos, as comunidades mentais também criam e transformam a matéria, os objetos e o próprio Universo.
Seria uma pré-geometrodinâmica, como diria Wheeler em "Além do fim do tempo", apêndice de "Gravitation".
Devo dizer que Wheeler é relativista e einsteiniano.
Quem trabalhou muito com Universo Acausal foram Jung e Pauli.

Abraços acausais e rubronegros do

Geraldo

 

Original Message
From: Borborema
To: Geraldo Sarti;
Sent: Thursday, May 01, 2014 2:04 PM
Subject: Re: Re: Programa cósmico

Amigo Geraldo,

Para mim a situação de um universo sem causa e efeito, só existe quando um ciclo do universo se encerra e o outro inicia, pois, neste caso, toda a matéria se resume aos  componentes de sua essência sem qualquer organização, porém depois que a mente cósmica age sobre eles, introduzindo o programa cósmico e estabelecendo as leis para a organização do novo universo, um novo espaço-tempo tem origem.  O espaço-tempo não é uma criação de nossas mentes e sim da mente cósmica.  O universo que percebemos é real, mesmo que nossos sentidos e dispositivos tecnológicos ainda não permitam detetar tudo existente nele.

Você escreveu que concorda comigo "que um suposto programa esteja fora do display". Não entendi, pois na minha concepção o programa está dentro da matéria.

A percepção do universo depende do estado evolutivo e de "saúde" da mente. O universo percebido por uma formiga é diferente do percebido por um cachorro, que por sua vez é diferente do percebido por um ser humano.  Um ser humano com disfunções cerebrais não percebe o universo da mesma forma que um ser humano normal.  Assim sendo, concordo com você que a realidade é função da mente.

Realmente as idéias geram os fatos e  estas são frutos de mentes.  A mente cósmica gerou o universo e as mentes dos seres vivos os fatos de suas vidas. Terremoto, tsunami, chuva, etc. são percebidos pelas mentes dos seres vivos, mas não gerados por elas.

Concordo que estamos envolvidos em ondas de matéria e pensamento, pois o cosmos é constituído pela mente cósmica e por matéria.

Abraços.

Borborema

 

Original Message
From: Geraldo Sarti

To: Borborema;
Sent: Monday, April 28, 2014 9:24 PM
Subject: Re: Re: Programa cósmico

 

QUERIDO BORBOREMA

UM GIRO NO ESPAÇO E NO TEMPO NOS LEVA A UM UNIVERSO SEM CAUSA E SEM EFEITO, ISTO É, FORA DO ESPAÇO-TEMPO.

É A REALIDADE, APENAS UMA MANIFESTAÇÃO COLAPSADA DO PENSAMENTO  E QUE TEORICAMENTE ESTÁ ALÉM DAS DIMENSÕES ESPAÇO-TEMPORAIS A QUE NOS VICIAMOS E QUE NÃO NOS ADIANTA NA VIDA DO DIA-A-DIA, SÓ NOS ATRASA, COMO VOCÊ SABE COMO NINGUÉM.

MAS, CONCORDO CONTIGO, QUE UM SUPOSTO PROGRAMA ESTEJA FORA DO DISPLAY.

CONTINUO COM MINHA TESE MATEMÁTICA, PSICÔNICA, DE QUE A MENTE JUNGUIANA INCONSCIENTE COLETIVA, PRODUZ O REAL, ESTE COM BASE EM INTERPRETAÇÕES ERRÔNEAS DE NOSSAS FALSAS PERCEPÇÕES SENSORIAIS.

O REALISMO EINSTEINIANO, DESTE PONTO DE VISTA, "JÁ ERA" HÁ ANOS.

ENFIM, O QUE SUPOMOS PERCEBER SEM INCERTEZA E COM LOCALIZAÇÃO É DE UM REALISMO REACIONÁRIO E EXPERIMENTAL, MESMO PORQUE TODOS SABEMOS QUE AS IDÉIAS GERAM OS FATOS.

A VELOCIDADE DA CAUSA - EFEITO É A DA LUZ.

A MENTE ESTÁ FORA DESTA VELOCIDADE.

PODE SER A QUALQUER VELOCIDADE, INCLUSIVE TELEPÁTICA E INSTANTÂNEA.

BORBOREMA, ESTAMOS ENVOLVIDOS POR ONDAS DE MATÉRIA-PENSAMENTO.

NÓS ESTAMOS COMEÇANDO A SENTIR QUE ALGO ESTÁ FORA DO CALMO OLHO DO FURACÃO, INCLUSIVE VOCÊ.

ABRAÇOS MENTAIS E PSICÔNICOS DO AMIGO

GERALDO

 
Original Message
From: Borborema
To: José Maria Filardo Bassalo
Sent: Thursday, April 24, 2014 11:14 PM
Subject: Re: Re: Programa cósmico

Amigo Bassalo,

Para mim o acaso não existe, pois para que algo ocorra é necessário que um ou mais eventos tenham ocorrido anteriormente.

Todos os defensores do acaso limitam-se sempre às generalidades e nunca explicam os detalhes.

O desconhecimento da existência de um programa autoevolutivo dentro da matéria conduz à idéia de que tudo se processa ao acaso em função das condições do meio.

Abraços.
Borborema

 

Em Qui 24/04/14 08:06, José Maria Filardo Bassalo escreveu:

Amigo Borborema 

Creio que as pessoas que defendem o acaso do Cosmos foram influenciados pelo livro do Nobel Monod: O Acaso e a Necessidade, conforme, creio, já lhe falei algum tempo.

Abraço amigo do 

Bassalo
 

Em 23 de abril de 2014 18:48, "Borborema" escreveu:

Amigos,

Para dar continuidade ao assunto, gostaria de saber se algum de vocês tem algum argumento ou questionamento que inviabilize a idéia da existência de um programa cósmico, intrínseco à parte material do cosmos, que gera todas as transformações que ela sofre.

Até o momento só o Euclides, seguido pelo Bomfim, não concorda com a possibilidade da existência do programa, sendo adepto da idéia de que no cosmos tudo acontece ao acaso, porém até hoje não apresentou argumentos ou questionamentos que inviabilizem a idéia do programa.  Por outro lado, ainda não respondeu aos meus questionamentos, que segundo entendo, inviabilizam a possibilidade de tudo ocorrer ao acaso.

Abraços.

Borborema