JOÃO NOGUEIRA DA
SILVA
A INFLUÊNCIA DO
POSITIVISMO NA CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO.
2ª PARTE
Eis alguns princípios
da parte filosófica dentro da doutrina Espírita:
Há no homem três coisas:
1°, o corpo ou ser material análogo aos animais e
animado pelo mesmo princípio vital;
2°, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no
corpo;
3°, o laço que prende a alma ao corpo, princípio
intermediário entre a matéria e o Espírito. (KARDEC,
1989, p. 23).

Fig.3 Períspirito14.
Apesar de no período do
Neo-Espiritismo15 se dedicarem mais com os
fenômenos aparições e comunicações frívolas ou fraudadas
como ocorreu em Hydesville com as Irmãs Fox16,
isso teve uma grande importância para aguçar
pesquisadores de todo o mundo para uma explicação
científica dos fenômenos ditos espíritas.
As sessões de
manifestação espírita se tornaram banais na França, às
prestidigitações aumentavam cada vez mais com essa nova
forma de passar o tempo nas noites, se divertindo com as
mesas girantes e falantes, a curiosidade das pessoas
eram aguçada, a banalidade das sessões causavam alvoroço
na sociedade, por isso foi criado o regulamento da
sociedade parisiense de estudos espíritas, fundada no 1º
de abril de 1858 autorizada por decreto pelo prefeito de
polícia em 13 de abril de 1858 este regulamento servia
para colocar um controle na banalização das sessões.
Diversos homens de
diferentes ramos dos conhecimentos se propuseram a
resolver o problema e mesmo assim não conseguiram dar
uma resposta satisfatória ao mundo. Na Inglaterra foi
constituída uma comissão de investigação sendo o
principal cientista William Croockes17, na
França Charles Richet18 foi o que mais se
destacou em suas pesquisas criando uma nova ciência
denominada de Metapsíquica19.
2.2 - OS TIPOS DE
CONHECIMENTOS, TEOLÓGICO, FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
O conhecimento
teológico é passado para os homens através de
conhecimentos adquiridos por uma maneira de revelação
divina e de fé, onde são aceitos de uma maneira
racional, mesmo sendo criticado pela ciência ele tem uma
credibilidade focalizada na fé.
O conhecimento
filosófico tem o objeto não perceptível pelos sentidos
sendo sistemático, pois, busca uma reflexão para
solucionar os problemas, é elucidativo, o conhecimento
filosófico tem o objetivo de demarcar os pensamentos,
conceitos de uma forma precisa, é crítico e usa da
crítica para fazer do conhecimento um exame prévio, tem
um lado especulativo já que faz formulações, teorias e
faz hipóteses que as teorias sejam explicadas e
questionadas.
O conhecimento
científico difere do empírico, pois, este é um
conhecimento adquirido pelo povo através de experiências
próprias ou alheias, que são passadas ao longo do tempo
fazendo parte da cultura popular, esse conhecimento, já
o conhecimento científico busca explicar não só o
fenômeno, como também, as causas e as suas leis que o
regem, através de uma forma racional e sistemática, a
ciência só aceita o que foi provado, que é obtido
através da demonstração e da experimentação.
Allan Kardec faz uma
vasta análise histórica da qual começa com o mistério da
origem do universo até os dias contemporâneos a ele, vai
narrando e explicando os fatos em épocas diferentes e
mostrando que os fatos passaram pelo estágio teológico,
metafísico e finalmente chegou ao estágio positivo, que
estaria pronto para ser codificado sobre uma nova
religião para a humanidade por isso ele cria um novo
neologismo para falar da codificação este é chamado de
Espiritismo. Para Kardec a religião deve andar junta com
a ciência e afirma ainda em suas citações que fé
inabalável só o é a que pode encarar frente a frente à
razão, em todas as épocas da Humanidade.
O positivismo criado
por Augusto Comte no século XIX teve grande influência
na codificação do Espiritismo. O positivismo gerou um
esforço para implantação da lógica das ciências exatas e
naturais, a ciência seria uma forma para a evolução da
humanidade.
2.3 - OS ESTÁGIOS DO
POSITIVISMO, TEOLÓGICO, METAFÍSICO, POSITIVO
O positivismo foi
embasado na substituição da fé cristã pela razão
científica. A filosofia Comteana via a evolução
progressiva do homem através de uma formação científica
dentro da sociedade através do seu modelo pedagógico que
era fundamentada na lei dos três estados –
teológico,metafísico, positivo - que tinha o objetivo de
regenerar o homem, tirá-lo da obscuridade.
O que vem caracterizar
o estágio teológico é a busca do conhecimento absoluto,
para que pudesse haver assim uma explicação do universo
através dos fenômenos sobrenaturais da natureza, no
segundo estágio, metafísico, as forças abstratas vão dar
lugar às entidades personificadas, substituído os
agentes sobrenaturais, por fim, o último estágio,
positivo, há um raciocínio dos fenômenos e fatos,
através da observação e racionalidade transformando os
fenômenos em princípios de certeza, o estado positivo é
constituído pelas leis e pela observação, Kardec afirma
“se todo efeito tem uma causa, o efeito inteligente tem
uma causa inteligente” (1984 p.93).
Os espíritos progridem
gradualmente e tem vários graus de inteligência e moral,
não existe distinção da origem dos espíritos a única
coisa que existe são os graus de perfeição alcançados
por processos de vidas sucessivas. Kardec dá sua
conclusão quanto à imperfeição do homem, ele fala que
“os espíritos não são perfeitos por que não são mais que
as almas dos homens que não atingiram também a
perfeição; e pela mesma razão os homens não são
perfeitos por serem encarnações de espíritos mais ou
menos adiantados.” (1984.p.119).
Na erraticidade20
os espíritos ainda conservam muitas vezes as suas
paixões e ignorâncias é o que podemos muitas vezes ver
nas comunicações frívolas que se realizam nas sessões de
baixo escalão.
Há uma diversidade de
espíritos onde eles se classificam como bons, maus,
sérios ou frívolos. A natureza da comunicação do
Espiritismo não esta ligada a perguntas frívolas nas
sessões que sempre ocorrem em ambientes fechados,
através de médiuns.
Dependendo da evolução
do espírito de acordo com a Doutrina Espírita o planeta
Júpiter seria o mais evoluído para renascer, enquanto
eles não reencarnam eles ficam em um estado de
erraticidade que é o tempo que o desencarnado fica no
mundo astral.
O Sol segundo os espíritos seria um mundo habitado por
seres corpóreos mais simplesmente um lugar de reunião
dos espíritos superiores os quais de lá irradiam seus
pensamentos para os outros mundos que eles dirigem por
intermédio de espíritos menos elevados transmitindo-os a
estes por meio do fluido universal (KARDEC, 1989,
p.128).
O Fluido universal que
Kardec fala anteriormente se trata da matéria básica
fundamental de todo o Universo material e espiritual, a
matéria elementar primitiva. É altamente influenciável
pelo pensamento - que é uma forma de energia - podendo
se modificar, assumir formas e propriedades
particulares. A ação do Pensamento Divino sobre o fluido
universal deu origem às nebulosas, aos sistemas
estelares, aos planetas e astros. É nessa matéria
fluídica que o Criador executa o plano existencial. O
fluido universal preenche todo o espaço existente entre
os mundos. Por meio dele viajam as ondas do pensamento,
do mesmo modo que as ondas sonoras se projetam na camada
atmosférica.
O mundo dos espíritos
exerce grande influência no mundo físico, o objetivo do
Espiritismo não é só entrar em contato com os
desencarnados e sim, através desse contato que se
transmite através da mediunidade, ensinar-nos que a alma
é imortal e que a nossa moral exerce importância na
nossa vida tanto espiritual quanto social, e que ela faz
parte do nosso progresso espiritual.
As manifestações são
provas da imortalidade da alma e de sua individualidade
demonstrando a sua situação de feliz, infeliz,
superioridade ou inferioridade. No livro dos Espíritos,
Kardec se questiona sobre a possibilidade de um espírito
que antes animava o corpo de um homem encarnar num
animal, e explica que “Isso seria retrogradar e o
espírito não retrograda. O rio não remonta à sua
nascente.” (KARDEC, 1989, p.302).
O aperfeiçoamento dos
espíritos vai progredindo de acordo com o grau moral que
eles adquirem nas reencarnações, essa idéia de
reencarnação se introduziu no Espiritismo pela
influência das religiões orientais, não se sabe quem foi
o criador do sistema da metempsicose21, porém
sabemos que desde a antiguidade esse sistema é aceito
por algumas religiões transcendentais, Hinduísmo,
Budismo, Jainismo.
Existe uma diferença
entre metempsicose e reencarnação, a primeira seria a
transmigração da alma humana para os animais, essa
transmigração é uma condição temporária e tem a
finalidade de punição vg: as pessoas sem pudor poderiam
nascer em corpos de porcos, os assassinos poderiam
nascer em corpos de animais ferozes.
A reencarnação que foi
ensinada pelos espíritos não aceitou o sistema da
metempsicose, pois essa transmigração seria contra a lei
natural do progresso, os espíritos ensinaram que a
progresso do homem se dá na sua própria espécie, isto é
no corpo humano através de sucessivas reencarnações até
chegar ao estágio de perfeição, aonde o processo
reencarnatório chegaria ao fim, e o espírito passaria a
gozar de toda felicidade.
Através da lei do
carma, que é a lei de ação e reação, as pessoas passam
pela escala evolutiva, se uma pessoa pratica o mal em
outra vida passa por sofrimentos proporcionais ao mal
que fez, a caridade nos aproxima dos carmas bons em
outras vidas, funciona como uma colheita, é preciso
semear o bem para colher depois.
Para Kardec
(1989) a ignorância é um estado transitório, o
homem tende a progredir as revoluções sociais e morais
ajudam-no a sair da ignorância, pois, nem todos
progridem simultaneamente, o progresso é uma lei natural
humana, o homem não pode rejeitá-la, esse progresso
nunca retroage, pois retroagir seria contra a lei do
progresso esta lei rege a humanidade e as civilizações
que se tornam mais evoluída com o tempo.
O progresso é dividido
em duas partes uma do progresso intelectual onde
predomina a inteligência da civilização, onde os povos
civilizados a possuem, e o progresso moral que ainda
está muito atrasado em relação ao progresso intelectual,
o egoísmo e o orgulho dos homens dificulta este
progresso através dele os males que as civilizações
causam desaparecem com o progresso moral.
A reencarnação para o
Espiritismo esta baseada na justiça divina, pois através
das sucessivas vidas corporais o espírito pode alcançar
a perfeição, através de provações e expiações, o
espírito nunca os retroage sempre tem a sua evolução
progressiva.
Elevando a sua
hierarquia, Kardec usa uma escala espírita para
organizar os graus de adiantamento e os estados de
imperfeição que os espíritos estão à transição do grau
seria apagada como um esquecimento de seu passado, essa
classificação hierárquica é formada com método, análise
e conhecimento de acordo com a doutrina são três as
categorias de espíritos: terceira categoria, espíritos
imperfeitos, onde existe uma tendência ao mal, à matéria
predomina sobre o espírito alimentando as suas paixões,
orgulhos e egoísmo, porém nem todo tem a total maldade o
grau de maldade depende de suas ações de inferioridade,
esta inferioridade não quer dizer grau de inteligência e
sim de suas ações que atentam contra o bem e a moral;
segunda categoria, espíritos bons, esses seriam de
segunda ordem onde a matéria ainda conserva uma grande
influência sobre eles mais ou menos dependendo do grau
de bondade, quando eles estão encarnados22
esses espíritos rejeitam o orgulho, egoísmo, ódio e a
ambição, estes são popularmente conhecidos como anjos
guardiões; já os espíritos de primeira categoria seriam
os puros, onde já alcançaram todas as etapas de vidas
sucessivas e não necessitam mais de reencarnar, pois já
atingiram a perfeição e a superioridade intelectual e
moral, porém não detém o conhecimento absoluto, pois
esse só Deus possui, como Kardec afirma na primeira
pergunta do livro dos espíritos, de quem seria Deus,
para ele “Deus é a Inteligência suprema, causa primária
de todas as coisas” (1989, p.51).
2.4 - PARTE MORAL DO
ESPIRITISMO
A palavra moral vem do
latim mores, se referindo aos costumes e modos de agir
de uma sociedade, na moral positivista Comte dividiu-a
em dois sentidos uma moral prática e outra teórica esta
se construiria através de valores que assim alcançaria o
progresso no aperfeiçoamento da natureza do homem que
estava em um estado obsoleto, a reforma moral seria
restaurada através de sua lei dos três estados, aquela
seria uma moral conhecida pelo estudo da natureza humana
a luz das ciências.
A parte moral da
doutrina está contida no terceiro livro de Kardec, O
Evangelho segundo o Espiritismo, onde ele faz uma nova
interpretação dos evangelhos baseado nos ensinamentos de
Jesus e dos espíritos superiores, a moral espírita não é
mais que a moral ensinada por Jesus, onde ele prega o
desapego das coisas materiais, ao egoísmo e a prática da
caridade.
Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na
humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao
egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele
aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à
eterna felicidade: Bem-aventurados, disse os pobres de
espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino
dos céus; bem-aventurados os que têm puro o coração;
bem-aventurados os que são brandos e pacíficos;
bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso
próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que
quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos;
perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai
o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de
julgardes os outros. Humildade e caridade, eis o que não
cessa de recomendar e o de que dá, ele próprio, o
exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de
combater. E não se limita a recomendar a caridade;
põe-na claramente e em termos
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