JOÃO NOGUEIRA DA
SILVA
A INFLUÊNCIA DO
POSITIVISMO NA CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO.
3ª PARTE
explícitos como condição absoluta
da felicidade futura.(KARDEC, 2002, p. 310).
De acordo com o
Espiritismo, o mundo dos espíritos exerce grande
influência moral, desde a comunicação mediúnica à sua
influência indireta como nos casos dos obsidiados. A
natureza moral das pessoas atraem os espíritos para as
suas vidas, na moral espiritual o grau da escala
espírita revela a sua moral.
Segundo a Doutrina Espírita Jesus foi o
espírito mais perfeito que nasceu na Terra ele é o
modelo a ser seguido e inspirado para a humanidade e os
ensinamentos de Jesus é a lei de Deus. No Livro dos
Espíritos Kardec pergunta sobre o verdadeiro sentido de
caridade baseado nos entendimentos de Jesus, e responde
que “Benevolência para com todos, indulgência para as
imperfeições dos outros, perdão das ofensas” (1989,
p.407).
O Espiritismo tem acepção de caridade
segundo Jesus no qual à esmola não é apenas o único meio
de se ajudar ao próximo, o amor consolida a caridade
como está na máxima de Jesus, “Amai uns aos outros como
eu os amei”.
Qual o
meio de destruir-se o egoísmo? De todas as imperfeições
humanas, o egoísmo é a mais difícil de desenraizar-se
porque deriva da influência da matéria, influência de
que o homem, ainda muito próximo de sua origem, não pôde
libertar-se e para cujo entretenimento tudo concorre:
suas leis, sua organização social, sua educação. O
egoísmo se enfraquecerá a proporção que a vida moral for
predominante sobre a vida material e, sobretudo, com a
compreensão, que o Espiritismo vos faculta, do vosso
estado futuro, real e não desfigurado por ficções
alegóricas. Quando, bem compreendido, se houver
identificado com os costumes e as crenças, o Espiritismo
transformará os hábitos, os usos, as relações sociais. O
egoísmo assenta na importância da personalidade. Ora, o
Espiritismo, bem compreendido, repito, mostra as coisas
de tão alto que o sentimento da personalidade
desaparece, de certo modo, diante da imensidade.
Destruindo essa importância, ou, pelo menos, reduzindo-a
às suas legítimas proporções, ele necessariamente
combate o egoísmo. (KARDEC, p.420).
O egoísmo é uma das impurezas que o
espírito tem que se desfazer em suas vidas sucessivas,
desse egoísmo vem o mal, daí se destrói as virtudes
humanas dando espaço ao desamor, injustiça e a
imperfeição moral, o egoísmo é associado ao mal e para
combatê-lo é preciso deixar a influência do
materialismo, das leis, organizações sociais, educação,
que também favorecem para o aumento do egoísmo na
humanidade.
A diversa encarnação do homem segue o
principio da lei natural e da justiça, para Kardec a lei
natural é a lei de Deus, é a única verdadeira e imutável
para a felicidade do homem, indicando o que deve fazer
ou deixar de ser feito e ele só é infeliz quando dela se
afasta.
A lei divina ou natural difere da lei dos
homens que só estudam as leis da matéria, já as leis
divinas se dividem em duas: as leis da Física sendo um
campo de domínio da ciência e a segunda lei são as leis
morais onde há a relação entre o homem e Deus.
A lei natural difere da lei humana, pois
aquela é imutável invariável ao tempo e espaço, esta já
é variável de acordo com os interesses sociais sendo
progressiva no tempo e espaço.
Kardec diz que através da lei da justiça
do amor e da caridade a humanidade vai alcançando o seu
progresso que é continuo, a sociedade esta mergulhada em
problemas onde só o progresso pode resultar o bem comum
da sociedade, esse progresso vai sendo realizado na
proporção do entendimento e da prática das
civilizações.
De que
maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?
Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da
sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se
encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida
futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá
melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o
seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e
cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os
há de unir como irmãos [...] Por meio do Espiritismo a
humanidade tem que entrar numa nova fase a do progresso
moral que lhe é consequência inevitável (KARDEC, 1989
p.373 e 482).
Kardec fala que o
Espiritismo nada tem de místico, pois o oculto se torna
visível através das manifestações espíritas, para as
pessoas de bom-senso, a força da filosofia penetra na
consciência e a razão julga os méritos da doutrina.
Através das expiações e das provações que
são dadas nas reencarnações ao espírito ,que faz ele
traçar a sua evolução e se purificar dos erros, que
cometeu em vidas regressas. O arrependimento no estado
de erraticidade é que faz o espírito entender os seus
erros e desejar se redimir com as expiações e provações,
na erraticidade o sofrimento é moral e de inferioridade,
já no estado de encarnado o sofrimento é físico.
Deus criou os espíritos e os deixou em
estado de ignorância para que ele possa evoluir, nenhuma
pena é eterna, pois isso seria a negação da bondade de
Deus, estaria contra a misericórdia divina essa idéia de
penas eternas, o homem alimentou essa eternidade como
forma de punição àqueles que desobedecessem às doutrinas
religiosas, pois, esta sempre foi uma forma de controle
social das massas, como no caso do purgatório23,
inferno do qual o Espiritismo rejeita, pois o inferno e
o céu não passariam de um estado de espírito e não um
lugar circunscrito para onde vão as almas. “Todos os
fenômenos espíritas tem por princípio a existência da
alma, sua sobrevivência ao corpo e suas manifestações”
(KARDEC, 1989.p.30).
Fig.4 Transcomunicação instrumental.
O Espiritismo abre as portas do mundo
espiritual e revela o outro lado através da ciência e da
mediunidade que favorece a comunicação com o além embora
existam aparelhos eletrônicos que hipoteticamente
estabeleçam comunicação com os espíritos como é o caso
das transcomunicações24.
Em 1959 Friedrich
Jurgenson após obter gravações de vozes ocultas com o
seu gravador surge uma pesquisa para explicar a origem
dessas vozes ocultas e das pesquisar nascem instrumentos
eletrônicos que hipoteticamente se pode entrar em
comunicação com os espíritos, hoje temos uma diversidade
de aparelhos eletrônicos que possibilitam essa
comunicação como
quando os contatos com os espíritos são feitos por meio
de TV, telefone, gravador, fax, computador e outros
aparelhos inventados para esse fim.
O conhecimento científico do Espiritismo
veio introduzir uma nova perspectiva de religião uma fé
que consolide a ciência e a racionalidade, embora Kardec
não tenha definido o Espiritismo como religião, que por
sua grande influência no campo do espiritualismo tenha
se originado tendências religiosas.
Para Kardec a religião tem que ter sempre
um laço moral para qualquer objetivo que ela tenha a
alcançar, essa moral deve ser concedida e não tornar
como exemplos de hábitos e costumes posicionados as
massas, formando um laço social e moral na organização
social. Na visão do Espiritismo a moral não é um código
rigoroso como uma lei forçada, e sim uma moral que
defende o livre-arbítrio do ser para ele evoluir de
acordo com o seu tempo.
Os milagres para Kardec são insólitos e não se explicam já os fenômenos
espíritas se explicam de forma racional as questões
tratadas pelo Espiritismo tem um amplo campo de atuação
de interesse para a humanidade, a sua relação com o
espiritualismo reflete em questões religiosas aumentando
os adeptos e os opositores do Espiritismo.
Kardec crítica a crença vulgar das penas e
gozos da vida espiritual - o céu e o inferno - ele
explica como alegorias através da Astronomia e ainda faz
uma análise racional e científica do universo resultando
na dedução de que no universo não tem lugares altos nem
baixos e o espaço é infinito e conclui que a Terra não
passa de um simples grão de areia no infinito e que
seria uma injustiça só a Terra ser habitada, ele fala
que a nossa ciência humana não pode entender totalmente
essa pluralidade de seres que povoam os outros planetas,
pois se trata de seres invisíveis.
O
Espiritismo ensina poucas verdades absolutamente novas,
ou mesmo nenhuma, em virtude do axioma — nada há de novo
debaixo do Sol. Só as verdades eternas são absolutas; as
que o Espiritismo prega, sendo fundadas sobre leis
naturais, existiram de todos os tempos, pelo que
encontraremos, em todas as épocas, esses germens que,
mediante estudo mais completo e mais atento observações,
conseguiram desenvolver. As verdades ensinadas pelo
Espiritismo são antes consequências que descobertas. O
Espiritismo não descobriu nem inventou os Espíritos,
como não descobriu o mundo espiritual, no qual se
acreditou em todos os tempos; todavia, ele o prova por
fatos materiais e o apresenta em sua verdadeira luz,
desembaraçando-o dos preconceitos e idéias
supersticiosas, filhos da dúvida e da incredulidade.
(KARDEC, 1984, p.211).
A Doutrina Espírita difere do
espiritualismo, pois este seria apenas dogmas e teorias
acerca da individualidade da alma sobrevivência e
existência, já aquela demonstra de maneira positiva,
isto é, de maneira sensível, observável, com método e
que seja racional, os fenômenos espíritas através de uma
forma racional, experimental e sensível, Kardec formula
suas teorias e hipóteses com os seus estudos sobre o
magnetismo humano e com as mesas girantes usando um
conhecimento relacionado aos fatos e uma metodologia
aplicada a esse conhecimento que ele publica através das
manifestações espíritas.
Na sua acepção literal o Espiritismo não é
uma religião e sim uma ciência e filosofia
espiritualista que tem sido fundada pela ciência e pelo
raciocínio que gera um alcance religioso que conforta as
pessoas no tocante as comunicações espíritas como a
mensagem psicografada, os fatos espíritas dá mais
veracidade ao lado científico, pois a ciência se
alimenta de fatos que formam suas estruturas que são
pesquisados através de um método científico.
O Espiritismo na sua acepção literal não é
uma religião, porém gera com suas explicações
espiritualistas vários seguidores que a tem como uma
religião, Kardec define o Espiritismo apenas como uma
ciência experimental de observação e de especulação,
porém alguns de seus adeptos ou simpatizantes procuram
abordar o lado científico do Espiritismo de uma maneira
científica, como a Parapsicologia25.
Este ramo que procura uma explicação
científica dos fenômenos ditos psi26, isto é,
da mente humana sendo uma ciência que muitos opositores
do Espiritismo se apoiam nela para explicar que o
fenômeno espírita não passa de fenômenos psi ou que tem
o seu epicentro na própria mente humana e não na ação
direta dos espíritos desencarnados do qual Kardec fala.
Dentre as correntes investigativas da
Parapsicologia destaca-se: a espírita, que busca
explicar cientificamente os fenômenos espíritas usando
um modelo de epistemologia27 científica e uma
metodologia adequada às investigações psi; a parte
filosófica espiritualista, onde consiste na explicação
pelo bom-senso sem o uso de mistificações ou alegorias
das questões referentes a Quem somos? De onde viemos? E
para onde vamos? Essas questões de origem e de fim estão
explicadas no Livro dos Espíritos.
A codificação do Espiritismo sofreu grande
influência do positivismo podemos aguçar vários aspectos
desde o científico até o filosófico da doutrina que são
baseados na filosofia positiva. O positivismo repudia a
ação violenta para transformação da sociedade a
persuasão de agir para melhorar a sociedade é uma forma
progressiva e deve ser sempre na moral positiva.
Podemos entender a influência do
positivismo com a máxima positivista que é o amor por
principio e a ordem por base o progresso, por fim, e a
sua forma moral é viver para outrem na Doutrina
Espírita, podemos perceber essa influência, na
representação de um autoconhecimento do ser e de seu
dever para com Deus, além de sua perfeição que é
progressiva com as reencarnações até chegar à escala
maior e poder gozar de toda felicidade que o homem não
conhece aqui na Terra, “Entre os fatos qualificados de
sobrenaturais, muitos há cuja impossibilidade o
Espiritismo demonstra, incluindo-os em o número das
crenças supersticiosas” (KARDEC, 1990, p.30).
O sobrenatural não tem espaço na doutrina, pois o sobrenatural é
alimentado pelo homem com alegorias e personificações o
homem criou por que não conseguia entender, os fenômenos
da época e sempre atribuía a seres que a sua imaginação
criava.
O mito surge como uma forma do homem dá
ordens impor proibições não tendo que impor a sua força
humana e sim a uma força superior que vai além de seus
limites, algo que possa controlar os seres mitológicos,
não são apenas seres do mal, temos também seres do bem,
é como uma realidade fictícia dualista sempre com uma
oposição o mito nasce com o homem e podemos ver isso em
todas as culturas e analisar a sua relação com o
objetivo de impor ordens e explicar as origens como
podemos ver no mito da criação do universo sendo um mito
universal.
O mito engrandece mais aquilo que é o
objeto mitológico são nossa companhia desde o despertar
de consciência, é quando o homem cria aquilo que ele não
pode ser, mas que quer ser para que ele tenha algo a
admirar e se limitar como ser humano, separar homem de
divino o imaginário e o fantástico sempre produziu um
êxtase nos homens.
O Espiritismo torna-se uma ampla forma de
se pensar sobre o incognoscível e vem dar explicações às
questões que o homem busca desde tempos de antanho, isto
causa uma grande mudança na forma de pensar no século
XIX, onde as ciências humanas estão em grande ênfase é
uma época de avanços científicos e de novas formas de se
pensar sobre o incognoscível no século XIX nasce o
positivismo, com o auxilio deste passa a ser codificado
o Espiritismo, Sigmund Freud cria a Psicanálise28
uma nova forma de tratamento para as doenças mentais, o
mundo começa a ter uma visão sobre os avanços
científicos, a religião e a ciência tentam juntas se
entender ,os estudos da Metapsíquica de Charles Richet,
contribuem para as explicações da fenomenologia
espírita.
Através de uma visão histórica o Kardecismo tem uma reflexão de sua
codificação nos fatos históricos e empíricos, Kardec
demonstra a sua grande aptidão para as ciências e para
analisar a fenomenologia espírita de uma maneira
empírica dando mais credibilidade e aumentando a forte
tendência do charlatanismo29 quanto aos
fenômenos espíritas.
O charlatanismo é uma
das grandes dificuldades pela qual passa o Espiritismo,
por ser mal compreendido, muitas pessoas usam a má
intenção para enganar outras pessoas praticando o baixo
Espiritismo.
O charlatanismo contribuiu para a
propagação do Espiritismo pelo mundo, porém, prejudicou
a imagem ,também, pois, se tornou um campo lucrativo
para as pessoas de má fé que usam o nome do Espiritismo
para prática de curas ,cirurgias paranormais e
psicografar mensagens de pessoas falecidas.
O âmbito religioso espírita é complexo,
pois, entra em grande conflito de interesses com a
Igreja Católica por ser uma das principais perseguidoras
do Espiritismo, a parte científica não segue uma
metodologia atual apesar da doutrina está ao lado da
ciência, essa ciência da qual Kardec fala não passa de
uma ciência que tem sua base fundada em fraudes e
hipóteses que deixam no ar o seguinte problema. O
Espiritismo seria um grande embuste? Ou seria apenas uma
pseudociência que foi ultrapassada.
3 – CONCLUSÃO
O Espiritismo é mal compreendido, pois há
muitas contradições sobre o que é o Espiritismo o
conhecimento popular do tema vem misturar religiões
afros com o Kardecismo Francês o popularmente chamado de
mesa branca, pois se refere à mesa branca pela natureza
das comunicações entre as boas comunicações e as
frívolas.
A
demonstração da existência do mundo espiritual que nos
cerca e de sua ação sobre o mundo corporal é a revelação
de uma das forças da natureza e, por consequência a
chave de grande numero de fenômenos até agora
incompreendidos tanto na ordem física quanto na moral.
Com o auxilio da lei espírita, o horizonte da ciência se
alargará como se alargou com o da lei da gravitação.
(KARDEC, 1984, p.209).
O lado científico do Espiritismo é o
experimental o que se pode ser observável no Livro dos
Médiuns está o guia prático e teórico das manifestações
espíritas e do desenvolvimento e exercício da
mediunidade.
O
Espiritismo não se impõe, porque, como vo-lo
disse-respeita a liberdade de consciência; ele sabe
também que toda crença imposta é superficial e não
desperta senão as aparências da fé; nunca, porém, a fé
sincera. Ele expõe seus princípios aos olhos de todos,
de modo a cada poder formarem opinião segura (KARDEC,
1984, p.138).
O Espiritismo tem o princípio de
tolerância e liberdade de consciência ele não obriga
ninguém a renunciar suas crendices e convicções e sim
respeita os vários credos, o objetivo do Espiritismo é
combater a incredulidade, provando a existência da alma
e de uma vida posterior. Kardec ainda afirma que
A Igreja
repetindo sistematicamente os espíritas que a buscavam
forçou-os a retroceder; pela natureza e violência dos
seus ataques ela ampliou a discussão e conduziu-a para
um terreno novo. O Espiritismo era apenas uma simples
doutrina filosófica, foi a Igreja quem lhe deu maiores
proporções apresentando-o como inimigo formidável: foi
ela enfim quem proclamou nova religião. (KARDEC, 1984.
p.140).
O positivismo teve grande influência no
âmbito das ciências onde a imaginação passa a ser
subordinada à observação dos fenômenos. O Espiritismo
tem uma característica laica onde não há clero, culto,
templo, ritual, sacramento. O Espiritismo tem contato
com vários ramos da ciência e de filosofia apesar das
criticas dos cientistas e da perseguição da Igreja,
Kardec continuou a se dedicar e propagar o Espiritismo
pelo mundo.
Inicialmente o Espiritismo era apenas uma
doutrina filosófica e científica, pois ela apenas
tratava de uma nova de pensar nos problemas do homem, da
sociedade e do espírito o lado espiritualista fez com
que aumentasse mais adeptos não no sentido de adeptos da
nova filosofia e sim de uma nova religião que acompanha
a ciência onde o predomínio da ciência acompanha a fé
não a abalando em nenhum tempo.
A maneira alegórica das explicações que
Kardec tanto crítica não passa do uso predominante dos
mitos e da imaginação humana para explicar as coisas os
fatos falam por si mesmos, a fé não precisa ser mais
cega e irracional a critica que Kardec faz aos
materialistas é que o Espiritismo não acabaria depois da
morte ele daria uma explicação do mundo espiritual de
uma maneira racional e científica, pois, o conhecimento
científico é aquilo que se pode ser experimental a
ciência vive de fatos e experimentos.
Para Comte o homem é teólogo na infância,
metafísico na juventude e físico na maturidade, a lei
dos três estágios representa o processo evolutivo da
humanidade o estágio atual o positivo onde já foi
ultrapassado o estágio teológico e metafísico.
O estágio teológico é a supremacia do
Feudalismo o estágio metafísico é o período da Reforma
Protestante e termina com a Revolução Francesa o estágio
positivo começa com a Revolução Industrial aonde a
tecnologia vem com a ciência e o progresso da humanidade
o homem positivo acredita apenas no poder da ciência não
estando mais apegado às superstições e crenças e as
idealizações a ciência progride a humanidade e dar o bem
estar ao homem.
Ao passar o estágio teológico e metafísico
o homem reconhece que não pode ter o conhecimento
absoluto da origem e destino do universo, nem conhecer
as suas causas intimas dos fenômenos ele passa agora a
usar o raciocínio e a observação para entender as leis
efetiva dos fenômenos.
A ciência e a tecnologia se encontram no
século XIX o método experimental ou científico adotado
pelo positivismo teve uma grande importância à
construção de conhecimentos que são experimentais e que
pode ser comprovado pela ciência este método
experimental é o que Kardec usou para a sistematização e
teoria das explicações dos fenômenos espíritas através
da observação e de repetidas observações dos mesmos
fenômenos se pode apreciar os fenômenos e observar as
exceções e as condições que ele ocorre e o controle que
o cientista tem do fenômeno que são legitimados pela
experimentação e comprovados pela mensuração.
A influência que o positivismo teve na
codificação do Espiritismo não foi completa, Kardec foi
além de um filósofo um teólogo, matemático, cientista
que não usou apenas um método experimental racional como
também usava o método especulativo e o método
hipotético-dedutivo onde vamos encontrar no Livro dos
Médiuns tais especulações e teorias acerca das
manifestações espíritas, hipóteses e experimentações
Comte excluía o método hipotético dedutivo.
Kardec tentou definir o Espiritismo apenas
como uma ciência de observação, porém não conseguiu
manter nesta definição, pois o Espiritismo tomou outros
aspectos além do filosófico, científico, acrescentaram
pela força dois aspectos o religioso e o charlatanismo
que gera o grande problema da mistificação e das fraudes
dos fenômenos ditos espíritas a parte científica esta no
Livro dos Médiuns, a filosófica no Livro dos Espíritos e
a parte religiosa está contida no Evangelho Segundo o
Espiritismo, que se relaciona com a moral que Jesus
pregou.
O
Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação
e uma doutrina filosófica como ciência ele consiste nas
relações que se estabelecem entre nós e os espíritos;
como Filosofia, compreende todas as consequências morais
que dimanam dessas mesmas relações. (KARDEC, 1984. p.54
- 55).
A questão dos fenômenos espíritas apesar
de ter uma explicação científica na doutrina ela não
consegue se relacionar totalmente com o seu método
científico com os métodos científicos atuais e que são
aplicados na investigação dos fenômenos espirituais as
contradições acerca dos métodos são evidentes a
metodologia aplicada por Kardec consiste na relação de
médium e espírito já no modelo científico o epicentro se
limita ao próprio médium onde todos os fenômenos
espíritas se delimitam ao paranormal.
Um dos grandes problemas que Kardec
enfrenta é a identidade do espírito nas comunicações,
até hoje não podemos afirmar que os espíritos podem
entrar um contato com o mundo físico apenas podemos
investigar os fenômenos que hipoteticamente seriam um
espírito, mais a identidade é sempre questionada e nunca
provada de forma científica.
O
Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação
e uma doutrina filosófica como ciência ele consiste nas
relações que se estabelecem entre nós e os espíritos;
como Filosofia, compreende todas as consequências morais
que dimanam dessas mesmas relações [...] O Espiritismo
funda-se na existência de um mundo invisível, formado
pelos seres incorpóreos que povoam o espaço e que não
são mais que as almas daqueles que viveram na Terra, ou
em outros globos, nos quais deixaram seus invólucros
materiais. São os seres a que chamamos Espíritos, seres
que nos cercam e incessantemente exercem sobre os
homens, sem que estes o percebam, uma grande influência,
e desempenham papel muito ativo no mundo moral, e mesmo,
até certo ponto no físico. (KARDEC, 1984. p.54 – 55;
p.144).
A metodologia aplicada
por Kardec consiste na relação de médium e espírito, já
no modelo científico o epicentro se limita ao próprio
médium onde todos os fenômenos espíritas se delimitam ao
paranormal.
A
demonstração da existência do mundo espiritual que nos
cerca e de sua ação sobre o mundo corporal é a revelação
de uma das forças da natureza e, por conseqüência a
chave de grande número de fenômenos até agora
incompreendidos tanto na ordem física quanto na moral.
Com o auxilio da lei espírita, o horizonte da ciência se
alargará como se alargou com o da lei da gravitação.
(KARDEC, 1984, p.209).
O fundamento do
Espiritismo está na existência de um mundo espiritual
que são formados pelos espíritos existentes em todos os
planetas, eles exercem influência no mundo físico, tanto
no modo dos fenômenos físicos quanto na parte moral
(KARDEC, 1984).
Kardec crítica à crença
vulgar das penas e gozos da vida espiritual o céu e o
inferno ele explica como alegorias que atravessam o
tempo e que deixa as pessoas assustada com as penas
eternas e o fogo do inferno.
A codificação do
Espiritismo se resume a influência das idéias de Augusto
Comte que estava em ápice, todas as obras de Kardec
refletem uma inspiração da filosofia positivista os
grandes espíritos que animaram pessoas de grande saber,
estão citadas em livros de Kardec, que foram obtidas
através da mediunidade, essas comunicações, podemos
observar que o Espiritismo se codifica em um ambiente
Europeu e que ao se espalhar pelo mundo tomaria outros
rumos como no caso do Brasil, que ele se tornou
diferenciado, pelo nome de mesa branca e baixo
Espiritismo aquele é o francês e este é o que era
praticado de maneira irregular apenas para obter
comunicações mediúnicas.
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