Parapsicologia RJ - JOÃO NOGUEIRA DA SILVA

JOÃO NOGUEIRA DA SILVA

A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NA CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO.

  

3ª PARTE

  

                       explícitos como condição absoluta da felicidade futura.(KARDEC, 2002, p. 310).


De acordo com o Espiritismo, o mundo dos espíritos exerce grande influência moral, desde a comunicação mediúnica à sua influência indireta como nos casos dos obsidiados. A natureza moral das pessoas atraem os espíritos para as suas vidas, na moral espiritual o grau da escala espírita revela a sua moral.

Segundo a Doutrina Espírita Jesus foi o espírito mais perfeito que nasceu na Terra ele é o modelo a ser seguido e inspirado para a humanidade e os ensinamentos de Jesus é a lei de Deus. No Livro dos Espíritos Kardec pergunta sobre o verdadeiro sentido de caridade baseado nos entendimentos de Jesus, e responde que “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas” (1989, p.407).

O Espiritismo tem acepção de caridade segundo Jesus no qual à esmola não é apenas o único meio de se ajudar ao próximo, o amor consolida a caridade como está na máxima de Jesus, “Amai uns aos outros como eu os amei”. 

Qual o meio de destruir-se o egoísmo? De todas as imperfeições humanas, o egoísmo é a mais difícil de desenraizar-se porque deriva da influência da matéria, influência de que o homem, ainda muito próximo de sua origem, não pôde libertar-se e para cujo entretenimento tudo concorre: suas leis, sua organização social, sua educação. O egoísmo se enfraquecerá a proporção que a vida moral for predominante sobre a vida material e, sobretudo, com a compreensão, que o Espiritismo vos faculta, do vosso estado futuro, real e não desfigurado por ficções alegóricas. Quando, bem compreendido, se houver identificado com os costumes e as crenças, o Espiritismo transformará os hábitos, os usos, as relações sociais. O egoísmo assenta na importância da personalidade. Ora, o Espiritismo, bem compreendido, repito, mostra as coisas de tão alto que o sentimento da personalidade desaparece, de certo modo, diante da imensidade. Destruindo essa importância, ou, pelo menos, reduzindo-a às suas legítimas proporções, ele necessariamente combate o egoísmo. (KARDEC, p.420).

O egoísmo é uma das impurezas que o espírito tem que se desfazer em suas vidas sucessivas, desse egoísmo vem o mal, daí se destrói as virtudes humanas dando espaço ao desamor, injustiça e a imperfeição moral, o egoísmo é associado ao mal e para combatê-lo é preciso deixar a influência do materialismo, das leis, organizações sociais, educação, que também favorecem para o aumento do egoísmo na humanidade.

A diversa encarnação do homem segue o principio da lei natural e da justiça, para Kardec a lei natural é a lei de Deus, é a única verdadeira e imutável para a felicidade do homem, indicando o que deve fazer ou deixar de ser feito e ele só é infeliz quando dela se afasta.

A lei divina ou natural difere da lei dos homens que só estudam as leis da matéria, já as leis divinas se dividem em duas: as leis da Física sendo um campo de domínio da ciência e a segunda lei são as leis morais onde há a relação entre o homem e Deus.

A lei natural difere da lei humana, pois aquela é imutável invariável ao tempo e espaço, esta já é variável de acordo com os interesses sociais sendo progressiva no tempo e espaço.

Kardec diz que através da lei da justiça do amor e da caridade a humanidade vai alcançando o seu progresso que é continuo, a sociedade esta mergulhada em problemas onde só o progresso pode resultar o bem comum da sociedade, esse progresso vai sendo realizado na proporção do entendimento e da prática das civilizações. 

De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso? Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos [...] Por meio do Espiritismo a humanidade tem que entrar numa nova fase a do progresso moral que lhe é consequência inevitável (KARDEC, 1989 p.373 e 482).

Kardec fala que o Espiritismo nada tem de místico, pois o oculto se torna visível através das manifestações espíritas, para as pessoas de bom-senso, a força da filosofia penetra na consciência e a razão julga os méritos da doutrina.

Através das expiações e das provações que são dadas nas reencarnações ao espírito ,que  faz ele traçar  a sua evolução e se purificar dos erros, que cometeu em vidas regressas. O arrependimento no estado de erraticidade é que faz o espírito entender os seus erros e desejar se redimir com as expiações e provações, na erraticidade o sofrimento é moral e de inferioridade, já no estado de encarnado o sofrimento é físico.

Deus criou os espíritos e os deixou em estado de ignorância para que ele possa evoluir, nenhuma pena é eterna, pois isso seria a negação da bondade de Deus, estaria contra a misericórdia divina essa idéia de penas eternas, o homem alimentou essa eternidade como forma de punição àqueles que desobedecessem às doutrinas religiosas, pois, esta sempre foi uma forma de controle social das massas, como no caso do purgatório23, inferno do qual o Espiritismo rejeita, pois o inferno e o céu não passariam de um estado de espírito e não um lugar circunscrito para onde vão as almas. “Todos os fenômenos espíritas tem por princípio a existência da alma, sua sobrevivência ao corpo e suas manifestações” (KARDEC, 1989.p.30).

Fig.4 Transcomunicação instrumental.

O Espiritismo abre as portas do mundo espiritual e revela o outro lado através da ciência e da mediunidade que favorece a comunicação com o além embora existam aparelhos eletrônicos que hipoteticamente estabeleçam comunicação com os espíritos como é o caso das transcomunicações24. Em 1959 Friedrich Jurgenson após obter gravações de vozes ocultas com o seu gravador surge uma pesquisa para explicar a origem dessas vozes ocultas e das pesquisar nascem instrumentos eletrônicos que hipoteticamente se pode entrar em comunicação com os espíritos, hoje temos uma diversidade de aparelhos eletrônicos que possibilitam essa comunicação como quando os contatos com os espíritos são feitos por meio de TV, telefone, gravador, fax, computador e outros aparelhos inventados para esse fim.

O conhecimento científico do Espiritismo veio introduzir uma nova perspectiva de religião uma fé que consolide a ciência e a racionalidade, embora Kardec não tenha definido o Espiritismo como religião, que por sua grande influência no campo do espiritualismo tenha se originado tendências religiosas.

Para Kardec a religião tem que ter sempre um laço moral para qualquer objetivo que ela tenha a alcançar, essa moral deve ser concedida e não tornar como exemplos de hábitos e costumes posicionados as massas, formando um laço social e moral na organização social. Na visão do Espiritismo a moral não é um código rigoroso como uma lei forçada, e sim uma moral que defende o livre-arbítrio do ser para ele evoluir de acordo com o seu tempo.

Os milagres para Kardec são insólitos e não se explicam já os fenômenos espíritas se explicam de forma racional as questões tratadas pelo Espiritismo tem um amplo campo de atuação de interesse para a humanidade, a sua relação com o espiritualismo reflete em questões religiosas aumentando os adeptos e os opositores do Espiritismo.

Kardec crítica a crença vulgar das penas e gozos da vida espiritual - o céu e o inferno - ele explica como alegorias através da Astronomia e ainda faz uma análise racional e científica do universo resultando na dedução de que no universo não tem lugares altos nem baixos e o espaço é infinito e conclui que a Terra não passa de um simples grão de areia no infinito e que seria uma injustiça só a Terra ser habitada, ele fala que a nossa ciência humana não pode entender totalmente essa pluralidade de seres que povoam os outros planetas, pois se trata de seres invisíveis. 

O Espiritismo ensina poucas verdades absolutamente novas, ou mesmo nenhuma, em virtude do axioma — nada há de novo debaixo do Sol. Só as verdades eternas são absolutas; as que o Espiritismo prega, sendo fundadas sobre leis naturais, existiram de todos os tempos, pelo que encontraremos, em todas as épocas, esses germens que, mediante estudo mais completo e mais atento observações, conseguiram desenvolver. As verdades ensinadas pelo Espiritismo são antes consequências que descobertas. O Espiritismo não descobriu nem inventou os Espíritos, como não descobriu o mundo espiritual, no qual se acreditou em todos os tempos; todavia, ele o prova por fatos materiais e o apresenta em sua verdadeira luz, desembaraçando-o dos preconceitos e idéias supersticiosas, filhos da dúvida e da incredulidade. (KARDEC, 1984, p.211).

A Doutrina Espírita difere do espiritualismo, pois este seria apenas dogmas e teorias acerca da individualidade da alma sobrevivência e existência, já aquela demonstra de maneira positiva, isto é, de maneira sensível, observável, com método e que seja racional, os fenômenos espíritas através de uma forma racional, experimental e sensível, Kardec formula suas teorias e hipóteses com os seus estudos sobre o magnetismo humano e com as mesas girantes usando um conhecimento relacionado aos fatos e uma metodologia aplicada a esse conhecimento que ele publica através das manifestações espíritas.

Na sua acepção literal o Espiritismo não é uma religião e sim uma ciência e filosofia espiritualista que tem sido fundada pela ciência e pelo raciocínio que gera um alcance religioso que conforta as pessoas no tocante as comunicações espíritas como a mensagem psicografada, os fatos espíritas dá mais veracidade ao lado científico, pois a ciência se alimenta de fatos que formam suas estruturas que são pesquisados através de um método científico.

O Espiritismo na sua acepção literal não é uma religião, porém gera com suas explicações espiritualistas vários seguidores que a tem como uma religião, Kardec define o Espiritismo apenas como uma ciência experimental de observação e de especulação, porém alguns de seus adeptos ou simpatizantes procuram abordar o lado científico do Espiritismo de uma maneira científica, como a Parapsicologia25.

Este ramo que procura uma explicação científica dos fenômenos ditos psi26, isto é, da mente humana sendo uma ciência que muitos opositores do Espiritismo se apoiam nela para explicar que o fenômeno espírita não passa de fenômenos psi ou que tem o seu epicentro na própria mente humana e não na ação direta dos espíritos desencarnados do qual Kardec fala.

Dentre as correntes investigativas da Parapsicologia destaca-se: a espírita, que busca explicar cientificamente os fenômenos espíritas usando um modelo de epistemologia27 científica e uma metodologia adequada às investigações psi; a parte filosófica espiritualista, onde consiste na explicação pelo bom-senso sem o uso de mistificações ou alegorias das questões referentes a Quem somos? De onde viemos? E para onde vamos? Essas questões de origem e de fim estão explicadas no Livro dos Espíritos.

A codificação do Espiritismo sofreu grande influência do positivismo podemos aguçar vários aspectos desde o científico até o filosófico da doutrina que são baseados na filosofia positiva. O positivismo repudia a ação violenta para transformação da sociedade a persuasão de agir para melhorar a sociedade é uma forma progressiva e deve ser sempre na moral positiva.

Podemos entender a influência do positivismo com a máxima positivista que é o amor por principio e a ordem por base o progresso, por fim, e a sua forma moral é viver para outrem na Doutrina Espírita, podemos perceber essa influência, na representação de um autoconhecimento do ser e de seu dever para com Deus, além de sua perfeição que é progressiva com as reencarnações até chegar à escala maior e poder gozar de toda felicidade que o homem não conhece aqui na Terra, “Entre os fatos qualificados de sobrenaturais, muitos há cuja impossibilidade o Espiritismo demonstra, incluindo-os em o número das crenças supersticiosas” (KARDEC, 1990, p.30).

17O sobrenatural não tem espaço na doutrina, pois o sobrenatural é alimentado pelo homem com alegorias e personificações o homem criou por que não conseguia entender, os fenômenos da época e sempre atribuía a seres que a sua imaginação criava.

O mito surge como uma forma do homem dá ordens impor proibições não tendo que impor a sua força humana e sim a uma força superior que vai além de seus limites, algo que possa controlar os seres mitológicos, não são apenas seres do mal, temos também seres do bem, é como uma realidade fictícia dualista sempre com uma oposição o mito nasce com o homem e podemos ver isso em todas as culturas e analisar a sua relação com o objetivo de impor ordens e explicar as origens como podemos ver no mito da criação do universo sendo um mito universal.

O mito engrandece mais aquilo que é o objeto mitológico são nossa companhia desde o despertar de consciência, é quando o homem cria aquilo que ele não pode ser, mas que quer ser para que ele tenha algo a admirar e se limitar como ser humano, separar homem de divino o imaginário e o fantástico sempre produziu um êxtase nos homens.

O Espiritismo torna-se uma ampla forma de se pensar sobre o incognoscível e vem dar explicações às questões que o homem busca desde tempos de antanho, isto causa uma grande mudança na forma de pensar no século XIX, onde as ciências humanas estão em grande ênfase é uma época de avanços científicos e de novas formas de se pensar sobre o incognoscível no século XIX nasce o positivismo, com o auxilio deste passa a ser codificado o Espiritismo, Sigmund Freud cria a Psicanálise28 uma nova forma de tratamento para as doenças mentais, o mundo começa a ter uma visão sobre os avanços científicos, a religião e a ciência tentam juntas se entender ,os estudos da Metapsíquica de Charles Richet, contribuem para as explicações da fenomenologia espírita.

Através de uma visão histórica o Kardecismo tem uma reflexão de sua codificação nos fatos históricos e empíricos, Kardec demonstra a sua grande aptidão para as ciências e para analisar a fenomenologia espírita de uma maneira empírica dando mais credibilidade e aumentando a forte tendência do charlatanismo29 quanto aos fenômenos espíritas.

O charlatanismo é uma das grandes dificuldades pela qual passa o Espiritismo, por ser mal compreendido, muitas pessoas usam a má intenção para enganar outras pessoas praticando o baixo Espiritismo.

O charlatanismo contribuiu para a propagação do Espiritismo pelo mundo, porém, prejudicou a imagem ,também, pois, se tornou um campo lucrativo para as pessoas de má fé que usam o nome do Espiritismo para prática de curas ,cirurgias paranormais e psicografar mensagens de pessoas falecidas.

O âmbito religioso espírita é complexo, pois, entra em grande conflito de interesses com a Igreja Católica por ser uma das principais perseguidoras do Espiritismo, a parte científica não segue uma metodologia atual apesar da doutrina está ao lado da ciência, essa ciência da qual Kardec fala não passa de uma ciência que tem sua base fundada em fraudes e hipóteses que deixam no ar o seguinte problema. O Espiritismo seria um grande embuste? Ou seria apenas uma pseudociência que foi ultrapassada.

 

3 – CONCLUSÃO

O Espiritismo é mal compreendido, pois há muitas contradições sobre o que é o Espiritismo o conhecimento popular do tema vem misturar religiões afros com o Kardecismo Francês o popularmente chamado de mesa branca, pois se refere à mesa branca pela natureza das comunicações entre as boas comunicações e as frívolas.

A demonstração da existência do mundo espiritual que nos cerca e de sua ação sobre o mundo corporal é a revelação de uma das forças da natureza e, por consequência a chave de grande numero de fenômenos até agora incompreendidos tanto na ordem física quanto na moral. Com o auxilio da lei espírita, o horizonte da ciência se alargará como se alargou com o da lei da gravitação. (KARDEC, 1984, p.209).

O lado científico do Espiritismo é o experimental o que se pode ser observável no Livro dos Médiuns está o guia prático e teórico das manifestações espíritas e do desenvolvimento e exercício da mediunidade.

O Espiritismo não se impõe, porque, como vo-lo disse-respeita a liberdade de consciência; ele sabe também que toda crença imposta é superficial e não desperta senão as aparências da fé; nunca, porém, a fé sincera. Ele expõe seus princípios aos olhos de todos, de modo a cada poder formarem opinião segura (KARDEC, 1984, p.138). 

O Espiritismo tem o princípio de tolerância e liberdade de consciência ele não obriga ninguém a renunciar suas crendices e convicções e sim respeita os vários credos, o objetivo do Espiritismo é combater a incredulidade, provando a existência da alma e de uma vida posterior. Kardec ainda afirma que

A Igreja repetindo sistematicamente os espíritas que a buscavam forçou-os a retroceder; pela natureza e violência dos seus ataques ela ampliou a discussão e conduziu-a para um terreno novo. O Espiritismo era apenas uma simples doutrina filosófica, foi a Igreja quem lhe deu maiores proporções apresentando-o como inimigo formidável: foi ela enfim quem proclamou nova religião. (KARDEC, 1984. p.140).

O positivismo teve grande influência no âmbito das ciências onde a imaginação passa a ser subordinada à observação dos fenômenos. O Espiritismo tem uma característica laica onde não há clero, culto, templo, ritual, sacramento. O Espiritismo tem contato com vários ramos da ciência e de filosofia apesar das criticas dos cientistas e da perseguição da Igreja, Kardec continuou a se dedicar e propagar o Espiritismo pelo mundo.

Inicialmente o Espiritismo era apenas uma doutrina filosófica e científica, pois ela apenas tratava de uma nova de pensar nos problemas do homem, da sociedade e do espírito o lado espiritualista fez com que aumentasse mais adeptos não no sentido de adeptos da nova filosofia e sim de uma nova religião que acompanha a ciência onde o predomínio da ciência acompanha a fé não a abalando em nenhum tempo.

A maneira alegórica das explicações que Kardec tanto crítica não passa do uso predominante dos mitos e da imaginação humana para explicar as coisas os fatos falam por si mesmos, a fé não precisa ser mais cega e irracional a critica que Kardec faz aos materialistas é que o Espiritismo não acabaria depois da morte ele daria uma explicação do mundo espiritual de uma maneira racional e científica, pois, o conhecimento científico é aquilo que se pode ser experimental a ciência vive de fatos e experimentos.

Para Comte o homem é teólogo na infância, metafísico na juventude e físico na maturidade, a lei dos três estágios representa o processo evolutivo da humanidade o estágio atual o positivo onde já foi ultrapassado o estágio teológico e metafísico.

O estágio teológico é a supremacia do Feudalismo o estágio metafísico é o período da Reforma Protestante e termina com a Revolução Francesa o estágio positivo começa com a Revolução Industrial aonde a tecnologia vem com a ciência e o progresso da humanidade o homem positivo acredita apenas no poder da ciência não estando mais apegado às superstições e crenças e as idealizações a ciência progride a humanidade e dar o bem estar ao homem.

Ao passar o estágio teológico e metafísico o homem reconhece que não pode ter o conhecimento absoluto da origem e destino do universo, nem conhecer as suas causas intimas dos fenômenos ele passa agora a usar o raciocínio e a observação para entender as leis efetiva dos fenômenos.

A ciência e a tecnologia se encontram no século XIX o método experimental ou científico adotado pelo positivismo teve uma grande importância à construção de conhecimentos que são experimentais e que pode ser comprovado pela ciência este método experimental é o que Kardec usou para a sistematização e teoria das explicações dos fenômenos espíritas através da observação e de repetidas observações dos mesmos fenômenos se pode apreciar os fenômenos e observar as exceções e as condições que ele ocorre e o controle que o cientista tem do fenômeno que são legitimados pela experimentação e comprovados pela mensuração.

A influência que o positivismo teve na codificação do Espiritismo não foi completa, Kardec foi além de um filósofo um teólogo, matemático, cientista que não usou apenas um método experimental racional como também usava o método especulativo e o método hipotético-dedutivo onde vamos encontrar no Livro dos Médiuns tais especulações e teorias acerca das manifestações espíritas, hipóteses e experimentações Comte excluía o método hipotético dedutivo.

Kardec tentou definir o Espiritismo apenas como uma ciência de observação, porém não conseguiu manter nesta definição, pois o Espiritismo tomou outros aspectos além do filosófico, científico, acrescentaram pela força dois aspectos o religioso e o charlatanismo que gera o grande problema da mistificação e das fraudes dos fenômenos ditos espíritas a parte científica esta no Livro dos Médiuns, a filosófica no Livro dos Espíritos e a parte religiosa está contida no Evangelho Segundo o Espiritismo, que se relaciona com a moral que Jesus pregou.

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica como ciência ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como Filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. (KARDEC, 1984. p.54 - 55). 

A questão dos fenômenos espíritas apesar de ter uma explicação científica na doutrina ela não consegue se relacionar totalmente com o seu método científico com os métodos científicos atuais e que são aplicados na investigação dos fenômenos espirituais as contradições acerca dos métodos são evidentes a metodologia aplicada por Kardec consiste na relação de médium e espírito já no modelo científico o epicentro se limita ao próprio médium onde todos os fenômenos espíritas se delimitam ao paranormal.

Um dos grandes problemas que Kardec enfrenta é a identidade do espírito nas comunicações, até hoje não podemos afirmar que os espíritos podem entrar um contato com o mundo físico apenas podemos investigar os fenômenos que hipoteticamente seriam um espírito, mais a identidade é sempre questionada e nunca provada de forma científica.

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica como ciência ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como Filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações [...] O Espiritismo funda-se na existência de um mundo invisível, formado pelos seres incorpóreos que povoam o espaço e que não são mais que as almas daqueles que viveram na Terra, ou em outros globos, nos quais deixaram seus invólucros materiais. São os seres a que chamamos Espíritos, seres que nos cercam e incessantemente exercem sobre os homens, sem que estes o percebam, uma grande influência, e desempenham papel muito ativo no mundo moral, e mesmo, até certo ponto no físico. (KARDEC, 1984. p.54 – 55; p.144). 

A metodologia aplicada por Kardec consiste na relação de médium e espírito, já no modelo científico o epicentro se limita ao próprio médium onde todos os fenômenos espíritas se delimitam ao paranormal. 

A demonstração da existência do mundo espiritual que nos cerca e de sua ação sobre o mundo corporal é a revelação de uma das forças da natureza e, por conseqüência a chave de grande número de fenômenos até agora incompreendidos tanto na ordem física quanto na moral. Com o auxilio da lei espírita, o horizonte da ciência se alargará como se alargou com o da lei da gravitação. (KARDEC, 1984, p.209). 

O fundamento do Espiritismo está na existência de um mundo espiritual que são formados pelos espíritos existentes em todos os planetas, eles exercem influência no mundo físico, tanto no modo dos fenômenos físicos quanto na parte moral (KARDEC, 1984).

Kardec crítica à crença vulgar das penas e gozos da vida espiritual o céu e o inferno ele explica como alegorias que atravessam o tempo e que deixa as pessoas assustada com as penas eternas e o fogo do inferno.

A codificação do Espiritismo se resume a influência das idéias de Augusto Comte que estava em ápice, todas as obras de Kardec refletem uma inspiração da filosofia positivista os grandes espíritos que animaram pessoas de grande saber, estão citadas em livros de Kardec, que foram obtidas através da mediunidade, essas comunicações, podemos observar que o Espiritismo se codifica em um ambiente Europeu e que ao se espalhar pelo mundo tomaria outros rumos como no caso do Brasil, que ele se tornou diferenciado, pelo nome de mesa branca e baixo Espiritismo aquele é o francês e este é o que era praticado de maneira irregular apenas para obter comunicações mediúnicas.