JOÃO NOGUEIRA DA
SILVA
A INFLUÊNCIA DO
POSITIVISMO NA CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO,
1ª PARTE
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Coordenação
Geral do Curso de História da Universidade Estadual da
Paraíba como requisito para a obtenção da licenciatura
em História.
Aprovada em:
_____/______/2011
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________________________
Prof.(a) Ms. Naiara
Ferraz Bandeira Alves
_______________________________________________________
Prof.(a) Ms. Luciana
Silva do Nascimento
______________________________________________________
Prof.
(orientador) Ms. Wellington de Lucena Moura.
Guarabira - PB
2011

RESUMO
Este artigo visa a
compreender o que é o espiritismo através do estudo de
algumas obras de Allan Kardec, de acordo com o livro O
que é o Espiritismo, explicarei o significado do que é o
Espiritismo, e sua relação com a moralidade e a
influência que o positivismo teve para a codificação do
Espiritismo.
Palavras - chave
Espiritismo, Allan
Kardec, moral, positivismo
ABSTRACT
This
article aims
to understand
what is
spiritualism through the study
of some works
of Allan
Kardec
according to the
book "What is
Spiritism, to
elucidate the meaning
of the spiritual doctrine,
and its
relationship with moral
and influence
of positivism
was for the
codification of the Spiritist.
Keys-word
Spiritism,
Allan
Kardec,
moral
positivism.
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 mesas
girantes e falantes. .................................................................................. |
04 |
FIGURA 2
Materialização do Espírito de Katie King.
............................................................ |
05 |
FIGURA 3
Perispírito.
............................................................................................................ |
06 |
FIGURA 4
Transcomunicação instrumental.
...................................................................... |
14 |
|
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SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO. .................................................................................................................................................. |
02 |
2 - A CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO E A INFLUÊNCIA
DO POSITIVISMO NA SUA CODIFICAÇÃO. ........ |
03 |
2.1 -
OS
FENÔMENOS
DAS
MESAS
GIRANTES
E
FALANTES.
............................................................................ |
04 |
2.2 -
OS
TIPOS
DE
CONHECIMENTOS,
TEOLÓGICO,
FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO.
........................................... |
07 |
2.3 -
OS
ESTÁGIOS
DO
POSITIVISMO,
TEOLÓGICO,
METAFÍSICO,
POSITIVO.
................................................ |
08 |
2.4 -
PARTE
MORAL
DO
ESPIRITISMO.
.................................................................................................................. |
11 |
3 –
CONCLUSÃO.
.................................................................................................................................................... |
18 |
REFERÊNCIAS.
....................................................................................................................................................... |
22 |
GLOSSÁRIO.
........................................................................................................................................................... |
24 |
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva
entender o processo da codificação do Espiritismo
através do estudo de algumas obras de Allan Kardec,
analisando a influência que o positivismo de Augusto
Comte, teve nessa codificação. A codificação é abordada
de maneira descritiva e associativa com a filosofia
positiva que, estava em auge na França, na época, que
Kardec estava fazendo as suas pesquisas sobre os
fenômenos das mesas girantes e falantes, que mais tarde
publicaria seus estudos com O Livro Dos Espíritos, este
passando a ser a base fundamental da Doutrina Espírita,
que gerou perseguições da Igreja Católica e também
gerou sobre os seus adeptos uma comoção espiritualista
que de uma ciência de experimentação e uma doutrina
filosófica veio a se tornar uma nova religião que anda
junta com a ciência. A problemática esta desenvolvida
na questão filosófica e científica, que o Espiritismo
tenta explicar desde as causas primárias até o
cotidiano, o lado filosófico busca a sistematização e
questionamentos das questões morais, sociais,
religiosas, científicas, já a parte científica fala
sobre a imortalidade da alma, sua sobrevivência e a sua
relação com o mundo físico. Refiro-me aos conhecimentos
científicos e filosóficos restritos ao pensamento de
Allan Kardec e das novas pesquisas do âmbito científico
de Charles Richet, criador da Metapsíquica elaborando
uma nova ciência que tinha o objetivo de provar que os
fenômenos tem seu epicentro na mente humana e verificar
os fenômenos espíritas e à sua veracidade que é tanto
questionada pelos céticos e pelo mundo acadêmico, pela
tendência materialista das ciências.
2 - A CODIFICAÇÃO DO
ESPIRITISMO E A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NA SUA
CODIFICAÇÃO
Há milênios que o homem
convive com o incognoscível ao seu redor, podemos
analisar nas pinturas rupestres dos homens das cavernas
algo que exalte a sua forma de ver e sentir o ambiente
ao seu redor, o mistério da origem do homem ainda possui
a sua grande investigação, eis algumas perguntas que
tanto inquietam a humanidade, quem somos? De onde
viemos? E para onde vamos? Os primeiros
filósofos já despertavam um meio de explicar tais
perguntas, porém suas respostas nunca foram totalmente
satisfatórias.
A inquietação do homem
leva-o a se questionar ao longo dos séculos, a
realidade, o que seria? Através destas reflexões ele vai
dando explicações e cada vez vai surgindo mais
perguntas, até chegar ao ponto de tornar-se um escravo
de seus por quês.
O homem das cavernas
vivia cercado por pedras, através destas pedras se
manifestavam fenômenos como chuvas de pedras, pedras que
se moviam, pedras que pareciam ter vida. Isto deu
sentido à percepção dos Homo sapiens que perceberam a
existência de uma força estranha ao seu redor, eles
interpretaram estes fenômenos como uma idéia
transcendental, pois sabemos que a religião mais antiga
do mundo é o hinduísmo, os vedas são tão antigos como a
origem do homem.
Os Homo sapiens começam
a ter um senso de religião com o passar do tempo, os
vestígios arqueológicos demonstram as cerimônias e os
símbolos pelas pinturas rupestres, eles não apenas
pintavam o que ocorria em seu cotidiano, mas também
pintavam as suas expressões emotivas e as suas crendices
em algo que eles atribuíam a uma força superior.
Podemos perceber que o
espírito religioso é universal, a religião está em todas
as civilizações desde as mais primitivas às mais
evoluídas. Os homens das cavernas foram adaptando o seu
senso de religião as suas necessidades, os símbolos e
rituais religiosos fazem parte da cultura de cada
civilização1 seus mitos acompanham a religião
desde o seu começo.
A idéia de culto
religioso começa a surgir quando o homem percebe que
existe algo incompreensivo que foge de seus
conhecimentos, através deste processo surge à noção de
alma. Os Homo sapiens começam a interpretar os
fenômenos que acontecem com as pedras se tratam de
espíritos dos seus antepassados que habitam as pedras,
podemos encontrar nas civilizações primitivas não só os
objetos antropomórficos que eram destinados a receber a
alma dos defuntos e antepassados mais também vêem uma
relação entre lareira, à sepultura, a habitação e a
representação dos mortos.
As populações
Pré-históricas possuíam certo senso religioso e
acreditavam na existência dos espíritos na sua
comunicabilidade e na sua sobrevivência do corpo físico.
A necessidade faz com que o homem torne-se racional e
comece a pensar sobre a natureza e as leis que a rege, a
fenomenologia paranormal sempre acompanhou o homem ao
decorrer de sua existência, pois se trata de algo
inerente ao ser humano onde encontra-se o epicentro da
causa.
2.1 - OS FENÔMENOS DAS
MESAS GIRANTES E FALANTES
Hippolyte Léon Denizard
Rivail, que adotaria o pseudônimo de Allan Kardec, para
diferenciar as obras dele das futuras obras que
codificaria o Espiritismo ficou inculcado com a
movimentação das mesas falantes e girantes2 a
qual se tornaria um meio de comunicação indireta dos
espíritos. Este tipo de prática despertava várias
questões sobre os fenômenos, entre eles se isso seria ou
não uma fraude.
Se fosse uma
manifestação espírita real, então qual causa viria
explicar tais manifestações? Kardec se propôs a
sistematizar os tais fenômenos através do método
empírico, ele defendeu a sua tese de que para todo
efeito inteligente tem uma causa inteligente, e
essa causa seria a influência dos desencarnados3
se comunicando com o mundo físico através de pessoas
dotadas de poderes e sensibilidade das quais ele chamou
de médiuns4.

Fig.1 Mesas girantes e falantes.
5
O Espiritismo foi
codificado com a publicação da primeira obra, base
fundamental da Doutrina Espírita, O livro dos Espíritos,
em 18 de abril de 1857, onde Hippolyte adotou seu
pseudônimo de Allan Kardec que, de acordo com o seu
espírito protetor, o Zéfiro a qual revelou tê-lo
conhecido em outra vida na época onde eles viveram
juntos nas Gálias e que nessa vida Hippolyte teria a
missão de codificar os fenômenos que ficou conhecido
como Espiritismo.
Sua publicação gerou
dúvidas e aumentaram cada vez mais os pensamentos dos
céticos6 e dos ascéticos7, O livro
dos Espíritos é dividido em quatro partes, cada parte
deu origem a um novo livro formando um pentateuco da
doutrina, O livro dos Espíritos, O livro dos Médiuns, O
evangelho segundo o Espiritismo, O céu e o inferno8
e A Gênese.
O Espiritismo é visto
por Kardec como a terceira revelação a primeira
revelação, seriam os dez mandamentos entregues por Deus
a Moisés, a segunda seria a vinda de Jesus, e a terceira
a codificação do Espiritismo que viria como o
consolador.
O Espírito da verdade
na Doutrina Espírita consiste na interpretação de uma
falange de espíritos que se comunicava por um único
espírito para exprimir seus pensamentos.
A Doutrina Espírita se
fundamenta em três bases: na filosófica, onde sua parte
investigativa das perguntas e da sua sistematização; na
teológica, que se consolida com o Evangelho segundo o
Espiritismo; e a suas máximas de ordem moral e os
ensinamentos de Jesus; por fim a base científica, onde
esta os ensinamentos práticos das manifestações
espíritas estas manifestações ditas espíritas são
fenômenos como raps9, tiptologia10,
materializações11, sematologia12,
aparições13, dentre outros.

Fig.2 Materialização do espírito de Katie King.
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