Parapsicologia RJ - JOÃO NOGUEIRA DA SILVA

JOÃO NOGUEIRA DA SILVA

A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NA CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO,

 

1ª PARTE

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Coordenação Geral do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba como requisito para a obtenção da licenciatura em História.

 

 

Aprovada em: _____/______/2011

 

 

BANCA EXAMINADORA

 

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Prof.(a) Ms. Naiara Ferraz Bandeira Alves

 

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Prof.(a) Ms. Luciana Silva do Nascimento

 

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                 Prof. (orientador) Ms. Wellington de Lucena Moura.

 

 

 

Guarabira - PB

2011

Caixa de texto:  

 

RESUMO

 

Este artigo visa a compreender o que é o espiritismo através do estudo de algumas obras de Allan Kardec, de acordo com o livro O que é o Espiritismo, explicarei o significado do que é o Espiritismo, e sua relação com a moralidade e a influência que o positivismo teve para a codificação do Espiritismo.

Palavras - chave

Espiritismo, Allan Kardec, moral, positivismo

 

ABSTRACT

 This article aims to understand what is spiritualism through the study of some works of Allan Kardec according to the book "What is Spiritism, to elucidate the meaning of the spiritual doctrine, and its relationship with moral and influence of positivism was for the codification of the Spiritist.

Keys-word

Spiritism,  Allan Kardec, moral positivism.


LISTA DE FIGURAS

 

FIGURA 1 mesas girantes e falantes. ..................................................................................

04

FIGURA 2 Materialização do Espírito de Katie King. ............................................................

05

FIGURA 3 Perispírito. ............................................................................................................

06

FIGURA 4 Transcomunicação instrumental.  ......................................................................

14

 

 

 

 SUMÁRIO

 

1 – INTRODUÇÃO.  ..................................................................................................................................................

02

2 - A CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO E A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NA SUA CODIFICAÇÃO.  ........

 03

2.1 - OS FENÔMENOS DAS MESAS GIRANTES E FALANTES. ............................................................................

 04

2.2 - OS TIPOS DE CONHECIMENTOS, TEOLÓGICO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO. ...........................................

 07

2.3 - OS ESTÁGIOS DO POSITIVISMO, TEOLÓGICO, METAFÍSICO, POSITIVO. ................................................

08

2.4 - PARTE MORAL DO ESPIRITISMO. ..................................................................................................................

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3 – CONCLUSÃO.  ....................................................................................................................................................

18

REFERÊNCIAS.  .......................................................................................................................................................

22

GLOSSÁRIO.  ...........................................................................................................................................................

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1 - INTRODUÇÃO 

Este trabalho objetiva entender o processo da codificação do Espiritismo através do estudo de algumas obras de Allan Kardec, analisando a influência que o positivismo de Augusto Comte, teve nessa codificação.  A codificação é abordada de maneira descritiva e associativa com a filosofia positiva que, estava em auge na França, na época, que Kardec estava fazendo as suas pesquisas sobre os fenômenos das mesas girantes e falantes, que mais tarde publicaria seus estudos com O Livro Dos Espíritos, este passando a ser a base fundamental da Doutrina Espírita, que gerou perseguições da Igreja Católica  e  também gerou sobre os seus adeptos uma comoção espiritualista  que de uma ciência de experimentação e uma doutrina filosófica veio a se tornar uma nova religião que anda junta com a ciência.  A problemática esta desenvolvida na questão filosófica e científica, que o Espiritismo tenta explicar desde as causas primárias até o cotidiano, o lado filosófico busca a sistematização e questionamentos das questões morais, sociais, religiosas, científicas, já a parte científica fala sobre a imortalidade da alma, sua sobrevivência e a sua relação com o mundo físico.  Refiro-me aos conhecimentos científicos e filosóficos restritos ao pensamento de Allan Kardec e das novas pesquisas do âmbito científico de Charles Richet, criador da Metapsíquica elaborando uma nova ciência que tinha o objetivo de provar que os fenômenos tem seu epicentro na mente humana e verificar os fenômenos espíritas e à sua veracidade que é tanto questionada pelos céticos e pelo mundo acadêmico, pela  tendência materialista das ciências.

2 - A CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO E A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NA SUA CODIFICAÇÃO

Há milênios que o homem convive com o incognoscível ao seu redor, podemos analisar nas pinturas rupestres dos homens das cavernas algo que exalte a sua forma de ver e sentir o ambiente ao seu redor, o mistério da origem do homem ainda possui a sua grande investigação, eis algumas perguntas que tanto inquietam a humanidade, quem somos?  De onde viemos?  E para onde vamos?  Os primeiros filósofos já despertavam um meio de explicar tais perguntas, porém suas respostas nunca foram totalmente satisfatórias.

A inquietação do homem leva-o a se questionar ao longo dos séculos, a realidade, o que seria? Através destas reflexões ele vai dando explicações e cada vez vai surgindo mais perguntas, até chegar ao ponto de tornar-se um escravo de seus por quês.

O homem das cavernas vivia cercado por pedras, através destas pedras se manifestavam fenômenos como chuvas de pedras, pedras que se moviam, pedras que pareciam ter vida.  Isto deu sentido à percepção dos Homo sapiens que perceberam a existência de uma força estranha ao seu redor, eles interpretaram estes fenômenos como uma idéia transcendental, pois sabemos que a religião mais antiga do mundo é o hinduísmo, os vedas são tão antigos como a origem do homem.

Os Homo sapiens começam a ter um senso de religião com o passar do tempo, os vestígios arqueológicos demonstram as cerimônias e os símbolos pelas pinturas rupestres, eles não apenas pintavam o que ocorria em seu cotidiano, mas também pintavam as suas expressões emotivas e as suas crendices em algo que eles atribuíam a uma força superior.

Podemos perceber que o espírito religioso é universal, a religião está em todas as civilizações desde as mais primitivas às mais evoluídas.  Os homens das cavernas foram adaptando o seu senso de religião as suas necessidades, os símbolos e rituais religiosos fazem parte da cultura de cada civilização1 seus mitos acompanham a religião desde o seu começo.

A idéia de culto religioso começa a surgir quando o homem percebe que existe algo incompreensivo que foge de seus conhecimentos, através deste processo surge à noção de alma.  Os Homo sapiens começam a interpretar os fenômenos que acontecem com as pedras se tratam de espíritos dos seus antepassados que habitam as pedras, podemos encontrar nas civilizações primitivas não só os objetos antropomórficos que eram destinados a receber a alma dos defuntos e antepassados mais também vêem uma relação entre lareira, à sepultura, a habitação e a representação dos mortos.

As populações Pré-históricas possuíam certo senso religioso e acreditavam na existência dos espíritos na sua comunicabilidade e na sua sobrevivência do corpo físico.  A necessidade faz com que o homem torne-se racional e comece a pensar sobre a natureza e as leis que a rege, a fenomenologia paranormal sempre acompanhou o homem ao decorrer de sua existência, pois se trata de algo inerente ao ser humano onde  encontra-se o epicentro da causa.

2.1 - OS FENÔMENOS DAS MESAS GIRANTES E FALANTES

Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotaria o pseudônimo de Allan Kardec, para diferenciar as obras dele das futuras obras que codificaria o Espiritismo ficou inculcado com a movimentação das mesas falantes e girantes2 a qual se tornaria um meio de comunicação indireta dos espíritos. Este tipo de prática despertava várias questões sobre os fenômenos, entre eles se isso seria ou não uma fraude.

Se fosse uma manifestação espírita real, então qual causa viria explicar tais manifestações?  Kardec se propôs a sistematizar os tais fenômenos através do método empírico, ele defendeu a sua tese de que para todo efeito inteligente tem uma causa inteligente, e essa causa seria a influência dos desencarnados3 se comunicando com o mundo físico através de pessoas dotadas de poderes e sensibilidade das quais ele chamou de médiuns4.

Descrição: C:\Documents and Settings\João\Desktop\as mesas girantes.jpg

Fig.1 Mesas girantes e falantes.

 5

O Espiritismo foi codificado com a publicação da primeira obra, base fundamental da Doutrina Espírita, O livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, onde Hippolyte adotou seu pseudônimo de Allan Kardec que, de acordo com o seu espírito protetor, o Zéfiro a qual revelou tê-lo conhecido em outra vida na época  onde eles viveram juntos nas Gálias e que nessa vida Hippolyte teria a missão de codificar os fenômenos que ficou conhecido como Espiritismo.

Sua publicação gerou dúvidas e aumentaram cada vez mais os pensamentos dos céticos6 e dos ascéticos7, O livro dos Espíritos é dividido em quatro partes, cada parte deu origem a um novo livro formando um pentateuco da doutrina, O livro dos Espíritos, O livro dos Médiuns, O evangelho segundo o Espiritismo, O céu e o inferno8 e A Gênese.

O Espiritismo é visto por Kardec como a terceira revelação a primeira revelação, seriam os dez mandamentos entregues por Deus a Moisés, a segunda seria a vinda de Jesus, e a terceira a codificação do Espiritismo que viria como o consolador.

O Espírito da verdade na Doutrina Espírita consiste na interpretação de uma falange de espíritos que se comunicava por um único espírito para exprimir seus pensamentos.

A Doutrina Espírita se fundamenta em três bases: na filosófica, onde sua parte investigativa das perguntas e da sua sistematização; na teológica, que se consolida com o Evangelho segundo o Espiritismo; e a suas máximas de ordem moral e os ensinamentos de Jesus; por fim a base científica, onde esta os ensinamentos práticos das manifestações espíritas estas manifestações ditas espíritas são fenômenos como raps9, tiptologia10, materializações11, sematologia12, aparições13, dentre outros.

 

Fig.2 Materialização do espírito de Katie King.