Parapsicologia RJ - Olivia Vieira da Cunha e Silva

CEETEPS - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY

 

CROMOTERAPIA

(Terapias alternativas na motivação organizacional)

 

CASSIELLY SILVA DE JESUS
ISABELA HORTI ARAUJO AZEVEDO
KASSIA FLAVIO DOS SANTOS MARTINS
OLIVIA VIEIRA DA CUNHA E SILVA   

SÃO PAULO 2012

 

CEETEPS - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY

 

CROMOTERAPIA

(Terapias alternativas na motivação organizacional)

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Administração como requisito parcial para obtenção de título de Técnico em Administração.

 

ORIENTADORA PROFESSORA DANIELE DE OLIVEIRA REIS

SÃO PAULO 2012

AZEVEDO, Isabela Horti Araujo; JESUS, Cassielly Silva de; SILVA, Olivia Vieira da Cunha e; MARTINS, Kássia Flavio dos Santos.

Cromoterapia: Terapias alternativas na motivação

organizacional / Isabela Horti Araujo Azevedo; Cassielly Silva de Jesus; Olivia Vieira da Cunha e Silva e Kássia Flavio dos Santos Martins – São Paulo, 2012.

p.

Orientadora Professora Daniele de Oliveira Reis.

Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico) em Administração da ETEC Professor Basilides de Godoy. São Paulo, 2012.


1. Motivação 2. Programação Neurolinguistica I. Titulo


CEETEPS - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY

 

CROMOTERAPIA

(Terapias alternativas na motivação organizacional)

 CASSIELLY SILVA DE JESUS

 ISABELA HORTI ARAUJO AZEVEDO

 KASSIA FLAVIO DOS SANTOS MARTINS

 OLIVIA VIEIRA DA CUNHA E SILVA

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Administração como requisito parcial para obtenção de título de Técnico em Administração.

Aprovados em 15 de junho de 2012

 

BANCA EXAMINADORA

Professora Daniele de Oliveira Reis

Professor Silvio Molinari

Professora Carla Garcia Coutinho

 

DEDICATÓRIA

Dedicamos este projeto a nossa professora orientadora Daniele de Oliveira Reis por todo seu apoio e dedicação ao nosso grupo, aos nossos familiares que estiveram ao nosso lado, ajudando-nos psicologicamente e nos dando força e motivação para mantermos firmes em nossos propósitos.

AGRADECIMENTO

Aos familiares pela força e apoio, aos colegas de grupo pela troca de informações e ao corpo docente por compartilhar conhecimentos e experiência durante o desenvolvimento do projeto.

Um agradecimento especial para os professores da Etec Professor Basilides de Godoy, Reginaldo especialista em áreas diretamente ligadas ao nosso tema, (físico e psicólogo), professora Ana Paula Martiniano de Luna pelo auxilio a construção e correção do projeto para que possamos sempre nos aprimorar nossos conhecimentos e ao parapsicólogo Geraldo dos Santos Sarti que mesmo com a distância nos auxiliou com seus conhecimentos as áreas que dizem respeito ao nosso trabalho.

Muito Obrigada a todos!

“Mesmo que lutar seja doloroso é necessário que lutemos, pois nenhuma conquista vem sem luta, e nenhuma liberdade e alcançada sem derramar suor por ela”  

Celso Gondim

AZEVEDO, Isabela Horti Araujo; JESUS, Cassielly Silva de; SILVA, Olivia Vieira da Cunha e; MARTINS, Kássia Flavio dos Santos. Cromoterapia: Terapias alternativas na motivação organizacional. 59 folhas. Trabalho de conclusão de curso. São Paulo: 2012.

 

RESUMO

Este trabalho busca informações sobre a cromoterapia, uma terapia alternativa que vem crescendo e se popularizando cada vez mais, e tem como principal recurso as cores na busca da curas e equilíbrio psicológico.  No seu decorrer são encontradas informações sobre a formação das cores, podendo ser ela a partir da luz ou de pigmentos, o mecanismo da visão para entender como nossos olhos interpretam as cores.  Também serão apresentadas a psicologia das cores, os efeitos e sensações por elas provocadas.  Falaremos da Programação Neurolinguistica e como ela ajuda na motivação das pessoas a partir de estímulos psicológicos, nessa parte encontra-se um pouco sobre o funcionamento do nosso cérebro, para entender como as cores ajudam e provocam sensações nas pessoas.  Por fim falaremos sobre a motivação, o que é e como pode ser despertadas nas pessoas melhorando o seu desempenho, como isso é feito com o uso das cores e as vantagens e desvantagens da cromoterapia quando usada no ambiente organizacional.

Palavras chave: 1. Motivação 2. Programação Neurolinguistica I. Titulo

 

ABSTRACT

This project looks for information about Cromotheraphy, an alternative therapy that’s growing up and getting popular, it mainly source are colors, trying

to cure illnesses and psychological equilibrium. During it will be find information about colors formations, which could be from lights or pigments, and the way our eyes works to form the pictures to known how we are able to see colors. Will be also present the colors psychological, the effects and sensations made by it. We are going to talk about “Programação Neurolinguistica” and how it improves people motivation using psychological lift, and can also be found in this part some information how our brain works, to understand how the color help and make feelings on people. And then will be talk about motivations, what it is, and how it could be made on people, improving their skills, how it could be made using color and the advantages and disadvantages of cromotheraphy when it is use in an enterprise.  

Key words: 1. Motivation 2. Programação Neurolinguistica I. Title

 

LISTA DE FIGURAS  
Figura 1 – Aparelho usado na cromoterapia....................................................................................... 07
Figura 2 – Ondulatória da Luz .............................................................................................................. 24
Figura 3 – Decomposição da Luz Branca .......................................................................................... 25
Figura 4 – Espectro Eletromagnético ................................................................................................. 26

Figura 5 – Espectro da luz visível ........................................................................................................

27
Figura 6 – Sistema RGB ....................................................................................................................... 29
Figura 7 – Formula estrutural da mauveína ......................................................................................... 31
Figura 8 – Escala de corantes azoicos ............................................................................................... 32
Figura 9 – Pigmentos ............................................................................................................................ 33
Figura 10 – Globo ocular ...................................................................................................................... 35
Figura 11- Imagens dos Cones e bastonetes .................................................................................... 36
Figura 12 – Coróide .............................................................................................................................. 37
Figura 13 - Analise de estresse no ambiente empresarial ............................................................... 41

  

LISTA DE TABELAS  
Tabela 1 – Cores como ferramenta de marketing .............................................................................

12

Tabela 2 – Espectro da luz visível ........................................................................................................

27

 

  LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
OMS – Organização Mundial de Saúde
NM – Nanômetros
RGB – Red, Green and Blue (Vermelho, Verde e Azul)
IPPP – Instituto de Professores Públicos e Privados
 IPRJ – Instituto Politécnico Rio de Janeiro
NIAC  – Núcleo Interdisciplinar de Ação e Cidadania
ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia.
SUAM  – Sociedade Universitária Adventista de Maringá

 

SUMÁRIO  
INTRODUÇÃO........................................................................................................................................ 01
1. Justificativa o tema............................................................................................................................ 02
2. Objetivo geral .................................................................................................................................... 03
3. Objeto de estudo ............................................................................................................................... 03
4. Objetivo específico ........................................................................................................................... 03
5. Delimitação do tema ........................................................................................................................ 03
6. Hipótese – tema problema .............................................................................................................. 04
7. Metodologia de pesquisa ................................................................................................................ 04
8. Estrutura do trabalho ........................................................................................................................ 04
CAPITULO 1 – CROMOTERAPIA ..................................................................................................... 06
1.1 – Aplicação ..................................................................................................................................... 09
1.2 – Reconhecimento ......................................................................................................................... 08
1.3 – Estudos ........................................................................................................................................ 09
1.3.1 – Niels Ryberg Finsen ................................................................................................................ 09
1.3.2 – Edwin Babbit Fowler ...............................................................................................................  09
1.3.3 – Johann Wolfgang Von Goethe ...............................................................................................  09
1.3.4 – Isaac Newton ............................................................................................................................ 10

1.4 – Diferentes usos ...........................................................................................................................

10
CAPITULO 2 – AS CORES ................................................................................................................ 11
2.1 – Classificação das cores ............................................................................................................ 11
2.1.1 - Cores Quentes ......................................................................................................................... 11
2.1.2 - Cores Frias .............................................................................................................................. 11
2.1.3 - Cores Neutras .......................................................................................................................... 12
2.2 – Efeitos das cores ....................................................................................................................... 13
2.2.1 – Vermelho ................................................................................................................................. 13
2.2.2 – Azul ........................................................................................................................................... 13
2.2.3 – Verde ........................................................................................................................................ 13
2.2.4 – Amarelo .................................................................................................................................... 14
2.2.5 – Laranja ...................................................................................................................................... 14
2.2.6 – Violeta ....................................................................................................................................... 14
2.2.7 – Rosa .......................................................................................................................................... 15
2.2.8 – Branco ....................................................................................................................................... 15
2.2.9 – Preto .......................................................................................................................................... 15
2.3 – Os diferentes campos de atuação das cores .......................................................................... 16
2.3.1 – Ambientes ................................................................................................................................. 16
2.3.2 – Marketing .................................................................................................................................. 17
2.3.3 – Roupas ......................................................................................................................................  19
2.3.4 – Alimentos .................................................................................................................................. 21
2.4 – Formação das cores .................................................................................................................. 23
2.4.1 – Luzes .........................................................................................................................................  23
2.4.2 – Pigmentos ................................................................................................................................. 30
2.5 – Como vemos as cores ................................................................................................................ 34
CAPITULO 3 – A VISÃO ...................................................................................................................... 35
3.1 – Mecanismo da Visão .................................................................................................................. 35
3.1.1 – Elementos dos Olhos ou Globo Ocular .................................................................................. 36
3.2 – Luz na Visão Ótica ...................................................................................................................... 37
3.2.1 – Acomodação Visual................................................................................................................. 38
3.2.2 – Acuidade visual ........................................................................................................................ 38
3.2.3 – Três dimensões ........................................................................................................................ 39
3.2.4 – Lente convergente X Espelho Côncavo ................................................................................ 39
3.2.5 – Fótons ........................................................................................................................................ 39
3.2.6 – Visualização da cor ................................................................................................................. 40
CAPITULO 4 – A MOTIVAÇÃO .......................................................................................................... 41
4.1 – Interferência do Ambiente Organizacional ............................................................................... 41
4.2 – Motivações de funcionários ....................................................................................................... 42
4.2.1 – Cromoterapia em colaboradores ........................................................................................... 43
4.2.2 – Cromoterapia em Clientes ...................................................................................................... 43
4.3 – Teoria da contingência ............................................................................................................... 44
4.3.1 – Teoria da Lawrence e Lorsch ................................................................................................. 45
4.4 – Outra forma de obter a motivação ............................................................................................. 46
4.4.1 – PNL ............................................................................................................................................ 46
4.4.1.1 – Surgimento ............................................................................................................................ 47
4.4.1.2 – Aplicações .............................................................................................................................  47
CAPITULO 5 – ANÁLISE DOS MÉTODOS ...................................................................................... 49
5.1 – Entrevista com Geraldo Sarti ..................................................................................................... 50
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................................ 55
REFERÊNCIAS .................................................................................................................................... 57

 

INTRODUÇÃO

Em crescimento as terapias alternativas vêm ganhando mais espaço e confiabilidade no mercado se tornando cada vez mais procuradas para serem realizadas juntamente com as terapias convencionais com medicamentos, pois com isso gera uma resposta mais rápida e satisfatória do corpo para a cura. Temos também empresas hoje no mercado que buscam recursos simples e eficazes para ajudar na motivação dos funcionários melhorando seu desempenho dentro da organização. Esses recursos desenvolvem a motivação a partir do estudo do funcionamento do cérebro, que pode ser motivado por diversos meios dentre eles as cores, e isso é conhecido como uma terapia alternativa.

Com essa observação desenvolvemos este projeto em cima destes conhecimentos prévios, e durante o projeto será discorrido sobre a cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, para isso buscaremos maiores informações, levando sempre para o lado organizacional.

Essa terapia alternativa é usada desde o antigo Egito, estudos recentes já provaram sua eficácia. Juntamente com a ela será feito um estudo sobre o cérebro humano e seu funcionamento, para isso recorremos a PNL (Programação Neurolinguística) que estuda a relação entre o cérebro à linguagem e o comportamento, que ajudara na compreensão das ações humanas e o que leva as pessoas a tomarem tal atitude, e saber como o ambiente pode interferir em certas ações.

O ambiente principal a ser estudado neste projeto será o ambiente organizacional, na intenção de com cores ideais tornar o ambiente mais agradável e propicio para trabalho deixando os colaboradores mais a vontade. Não usando nem cores fortes que podem causar irritação, nem fracas deixando as pessoas sonolentas. Este será outro ponto abordado, o estudo das cores, as sensações e efeitos causados por cada uma delas, suas aplicações na cromoterapia e como elas cores agem sobre nós nos diferentes meios de comunicação de massa, nos ambientes, nas roupas que usamos e ate mesmo nos alimentos.

Essas cores por sua vez são formadas em nossos olhos a partir de diferentes comprimentos de ondas, que são decodificados no interior dos olhos, para melhor compreensão será mostrado todo o mecanismo ótico e correlacionar a interpretação das cores com os efeitos por elas produzidos e a motivação gerada.

A motivação das pessoas, o que as deixam motivadas e como essa motivação ajuda no dia-a-dia das pessoas, serão essas as perguntas a serem respondidas ao longo do trabalho, onde haverá a interferência das cores e da Programação Neurolinguística.

Todo o conteúdo do trabalho será baseado em estudos científicos, tais como a Lei de Newton, para o estudo da formação da cor através da decomposição da luz branca, também estudos feitos por grandes químicos para a formação da cor através de pigmentos podendo ser eles naturais ou feitos em laboratório, método muito usado nos dia de hoje, e como essas cores e luzes interferem nos seres vivos com experimentos feitos em laboratório por pesquisadores.

Já na parte da motivação e funcionamento do cérebro para que tudo isso possa ocorrer, será abordado a partir de entrevistas com psicólogos, psiquiatras e parapsicólogos, e também estudos já realizados na área com eficácia comprovada.

Por fim veremos a aplicação de tudo e as vantagens e desvantagens que trazem a partir de estudos concretos que tragam confiabilidade para os leitores.  

 1 - Justificativa do tema

O estudo sobre a cromoterapia usada nas empresas e outros fatores que ajudam na motivação das pessoas, foi escolhido, pois se encaixa em matérias estudadas ao longo do curso e também por ser um tema crescente no mercado.

As três matérias estudas ao longo do curso são a psicologia organizacional, onde aprendemos a atitudes e perfil das pessoas que neste projeto e encontrada na forma de promover um equilíbrio psicológico e estimulo das pessoas a partir das cores, a área de gestão de competências ou recursos humanos, que tem por objetivo na empresa a motivação dos, e a gestão de marketing, que na construção de logotipos, logomarcas e slogan que fazem o uso das cores, com o intuito de chamar a atenção das pessoas para despertar o desejo de compra e também ambientes que serão frequentados por clientes para que estejam de acordo com o que deseja passar.

Desta forma vemos que a escolha do tema esta relacionada com três áreas bases do componente curricular do curso Técnico em Administração e hoje a cromoterapia vem crescendo a cada dia e tomando espaço no mercado como uma terapia alternativa, e também já comprovada por cientistas e pesquisadores durantes estudos e experimentos com as cores, a sua eficiência.

 2 - Objetivo geral

O objetivo geral deste projeto é o estudo da cromoterapia e suas influências sobre as pessoas e a motivação gerada e como são aproveitadas em diferentes ambientes.

 3 - Objeto de estudo

Queremos mostrar neste trabalho como as cores podem influenciar na vida das pessoas e no ambiente em que estão inseridas.  A partir disso a motivação que isso pode ocasionar e no ambiente organizacional, o que deve ser feito para melhorar o desempenho de uma pessoa ou de uma equipe.

4 - Objetivo específico

 - estudo da cromoterapia

 - significado e influencia de cada cor

 - formação da cor

 - mecanismo da visão

 - motivação através das cores

 - formas de motivar

5 - Delimitação do tema

As pesquisas deste projeto se iniciaram no dia 2 de março de 2012 sendo finalizadas no dia 27 de maio de 2012.

6 - Hipótese – tema problema

Como as cores têm o poder de modificar e mexer com o estado físico e psicológico das pessoas, a sua influência nos ambientes e na motivação das mesmas?

7 - Metodologia da pesquisa

Para a construção deste trabalho foram utilizadas pesquisas exploratórias e descritivas, com bases em sites, livros e entrevistas com profissionais das áreas de física (estudo da composição e incidência da luz) e psicologia (área de motivação de pessoas).

8 - Estrutura do trabalho

Este projeto é composto por cinco capítulos, sendo eles:

CAPITULO 1 - CROMOTERAPIA

O capitulo conceitual onde será estudado o conceito de cromoterapia, e os dois diferentes tipos de cores: cor de luz e cor de pigmento.

CAPITULO 2 – AS CORES

Estuda a psicologia de cada cor, os efeitos e sensações por elas provocadas e as cores idéias em cada ambiente específico.

CAPITULO 3 – A VISÃO

E discorrido sobre todo o mecanismo da visão, explicação sobre cada parte do olho e a formação de imagens.  E também sobre a programação Neurolinguistica dentro do ambiente organizacional e toda a psicologia utilizada para desenvolver os diversos métodos para comunicação e estudo do funcionamento do cérebro e sua relação com a visão.

CAPITULO 4 – A MOTIVAÇÃO

Encontram-se informações sobre como e despertada a motivação em pessoas e quais recursos podem ser utilizadas para que haja motivação para as pessoas.

CAPITULO 5 – ANALISE DOS MÉTODOS

Este último capítulo fala sobre os prós e contras do uso da cromoterapia e as consequências positivas e negativas da sua aplicação juntamente com o uso da PNL e motivação.

 

CAPITULO 1 – CROMOTERAPIA

A cromoterapia é uma terapia alternativa que os principais instrumentos são as cores, pois a partir delas busca-se a cura de certos problemas que os seres humanos têm.

A palavra cromoterapia tem origem do grego pela junção de dois termos, “kromos” que significa cor e “terapheia”, terapia. A origem da palavra esta também relacionada com a sua origem, pois se acredita que essa terapia era usada nos templos do antigo Egito por volta de 3000 a.C.  Não há nenhum registro físico que comprove essa pratica por aquele povo, porém já foram encontradas algumas locais com diferentes cores, em que possivelmente eram feitos espécies de rituais para que pessoas enfermas pudessem ser curadas com a ajuda das cores.

Os seres vivos possuem certa quantidade de energia, e a cura através das cores se dá também a partir da energia.  A doença, o desequilibro psicológico entre outras enfermidades é causado por alteração nas energias do corpo, e a cor que possui energia estabelece uma relação com a parte afetada, a partir desta criasse um laço e chegas ao equilíbrio, e assim ajudando na melhora das pessoas.

E esse um estudo muito complexo, pois as relações de energia são de seres vivos muitos pequenos como células e micro-organismos do nosso corpo, e com isso, a cromoterapia quando usada sozinha pode demorar um período mais longos.

Uma pesquisa feita pelo pesquisador Wagner Gabriel, mostram que quando em contado com certa luz colorida por algum tempo o metabolismo da célula diminui, e usando as mesmo técnicas porem com cores de luzes diferentes a atividade metabólica da célula pode variar, isso comprova a influencia das cores nos seres vivos, e se usadas de forma correta pode trazer grandes benefícios.

Já foi comprovado que pessoas que juntamente com o tratamento medico regular fazem a cromoterapia tem um resultado mais rápido em relação aos que utilizam apenas o tratamento convencional.

Na maioria dos casos a cromoterapia e usada como um tratamento mais voltado para a área psicológica, tais como estresse e ansiedade.

1.2 – Aplicação

A aplicação dessa terapia é realizada em laboratórios comuns em clinicas de tratamento, para isso é usado um aparelho com uma lâmpada de aproximadamente 25 W 1, com uma tampa de papel colorido, como podemos ver na figura abaixo:

1 Watts, unidade referida a potencia da lâmpada.

http://4.bp.blogspot.com/_X7EEceMNeyE/TB96aBm-tgI/AAAAAAAAANA/EdTrbVXrvTA/s1600/cromoterapia1.jpg

2 Fonte: http://www.joseroberval.com.br/2010/06/saiba-como-cromoterapia-pode-te-ajudar.html
 

Figura 1 – Aparelho usado na cromoterapia2

Este aparelho por sua vez e ligado e sua luz direcionada ao local especifico necessário para o paciente.

1.2 – Reconhecimento

Apesar de este assunto já ter sido alvo de grandes pesquisas que comprovam a eficácia, a cromoterapia não é reconhecida pela medicina, e alguns médicos não indicam o seu uso por não ser de confiança e dizem não trazer resultados tão satisfatórios quanto o tratamento convencional fazendo o uso de remédios, apenas a acupuntura e homeopatia são reconhecidas plenamente pela medicina.

No entanto mesmo não sendo vista como uma ciência, no ano de 1962 ela foi reconhecida pela OMS3 e é hoje considerada por essa organização estar entre as principais terapias alternativas ou complementares.

3 OMS: Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde é um órgão cujo objetivo e ajudar a desenvolver um alto nível de saúde a todos os povos.  Ela foi criada em 1948, logo após o termino da Segunda Guerra Mundial, tempo em que o mundo mais precisava de saúde para seus povos.

É um órgão subordinado a Organização das Nações Unidas e composto por 193 Estados–membros e tem a sua cede em Genebra, na Suíça, além de possuir diversas parcerias com órgãos não governamentais e Indústrias Farmacêuticas, estão sempre em busca da saúde.

Segundo a ela saúde é definida como: 

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

Devido a esse fato ela reconhece terapias alternativas como a cromoterapia que tem por objetivo o bem estar das pessoas.

1.5 – Estudos 

Há diversas pessoas que buscaram explicações ou ate mesmo provas de que as cores tem influencia nas pessoas e o a cromoterapia pode ser eficaz e ajudar muitos em diferentes casos, e são graças a essas pessoas que têm a curiosidade a vontade de descobrir, desconfiar e buscar formas para provar que temos hoje teorias que contribuem para que pessoas confiem e acreditem na prática saudável e confiável da cromoterapia.

Veremos alguns pesquisadores, dentre eles médicos, físicos e filósofos que contribuíram grandiosamente ao conhecimento que possuímos hoje em relação a esse assunto.

1.3.1 – Niels Ryberg Finsen

Nasceu em 1860 na Dinamarca, se formou em medicina em 1890, inventor da lâmpada curativa de Finsen, em 1903 ganhou um premio Nobel, por seu trabalho de cura de doenças, a principal foi a tuberculose cutânea, através da luz ultravioleta, e também considerado o pai da fototerapia. 

1.3.2 – Edwin Babbit Fowler  

Autor do livro “O principio da cor e da Luz”, nasceu em 1910. Em experiências com pacientes com doenças mentais, observou que ao expô-los a luz vermelha eles se tornavam mais violentos, no entanto, quando estavam sob a cor azul, já não esboçavam mais tal violência, pois ficavam mais calmos e tranquilos.

1.3.3 – Johann Wolfgang Von Goethe 

O maior nome da literatura alemã, Goethe nasceu em 1749, autor do livro “A teoria das cores”, foi o primeiro escritor a registrar por escrito a interferência das cores na vida dos seres humanos, nos aspectos físico, mental e emocional.

1.3.4 – Isaac Newton 

Nasceu em Londres em 1643, dentre diversos descobrimentos desde grande físico, matemático estudou a natureza das cores, que segundo ele, e teoria aceita ate hoje, a luz branca é um composto de todas as cores, e com o experimento do prisma, onde a luz do sol, luz branca, passava por este prisma e se decompunha nas cores do arco-íris.

Essa teoria, será explicada no próximo capitulo que falara sobre a formação das cores, estudaremos de acordo com esta teoria.

1.6 – Diferentes usos

As propriedades das cores vão muito alem de da terapia propriamente dita. As cores são usadas em tudo que nos rodeia, e às vezes ate mesmo sem que possamos percebem elas estão influenciando de forma positiva ou negativa nas pessoas, isso se deve ao fato de estarmos rodeados de energia e ser dela também compostos. 

Por serem inúmeras suas propriedades são também inúmeros os seus usos. Como já vimos anteriormente a cor é aplicada no paciente a partir de um raio luminoso colorido, essa é a cromoterapia, terapia propriamente dita. Isso pode então ser consideração uma aplicação direta no corpo.  

Temos também alguns usos indiretos o principal exemplo que podemos citar e a pintura, ela é usada em diferentes lugares e tem sempre uma característica especifica, pode ser que às vezes seja apenas por gosto, porem se feita por um profissional que entenda de suas propriedades a escolha da cor será feita de acordo com a impressão que desejar causar aos que irão ver o objeto ou pessoas que frequentaram o determinado ambiente. 

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cores frias.png

 

CAPITULO 2 – AS CORES

Como vimos no capitulo anterior, as cores exercem influencia em nossos corpos, isso pode ocorrer tanto fisicamente, nos oferecendo maior disposição, ou cura de algo, seria essa a forma positiva, ou negativamente nos deixando com maior preguiça, como psicologicamente, libertando estresse e ansiedade, por exemplo, e podendo também trazer os efeitos contrários. 

Veremos agora as propriedades e particularidades de cada cor. 

2.1 – Classificação das cores 

As cores podem ser classificadas em relação a sua força que esta intimamente relacionada com a quantidade de energia que possuem.

2.1.1 - Cores Quentes 

São elas o amarelo alaranjado, laranja, vermelho, anil, roxo e violeta avermelhado, não constam na imagem acima, porém o rosa e o magenta também são considerados cores quentes.

2.1.2 - Cores Frias 

As cores da imagem acima são consideradas cores frias, são elas o violeta azulado, azul, azul esverdeado, verde e amarelo esverdeado. 

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2.1.3 - Cores Neutras

São consideradas neutras as cores pretas e brancas e as variações da mistura delas de diferentes tonalidades além destas temos também os tons pastéis que podemos observas na figura acima são tonalidades claras variadas de outras cores.

As cores quentes são conhecidas por despertar sensações de calor, sede e fome, já as frias deixam as pessoas mais calmas e leves, despertando sensações de frio, enquanto as cores neutras são alterações mais sutis no comportamento e no psicológico das pessoas.  Esses efeitos podem variar de acordo com o tom e a sua intensidade. 

2.2 – Efeitos das cores 

Agora veremos o significado e efeitos de cada uma das principais cores utilizadas na cromoterapia e presentes no nosso dia-a-dia.

2.2.1 – Vermelho 

Conhecido como a cor da paixão e também do pecado é uma cor muito forte com efeitos estimulantes.  Simboliza liderança, poder, perigo destruição e fogo.  Na cromoterapia o vermelho aumenta a frequência cardíaca consequentemente aumentando a pressão arterial, o pulso e ritmo respiratório, quando em excesso pode causa ira, raiva e violência.  Podem ser tratadas com o vermelho as doenças respiratórias, no sangue e depressão.

2.2.2 – Azul 

Também conhecida como a cor do pensamento e da alma, o azul é a cor mais fria, que traz tranquilidade, paciência, receptividade, segurança compreensão e lealdade. Quando em excesso pode causar passividade, monotonia e deixar a pessoa indecisa.  Na cromoterapia ele é usado como neutralizador de energias, deixando a pessoa mais paciente, ajuda na compreensão e estimula o raciocínio, suas reações provocadas no corpo e o oposta das provocadas pela vermelha, ele diminui a frequência cardíaca, assim deixando a respiração e circulação mais lenta. Ajuda no tratamento de doenças da visão, gastrointestinais, venéreas, das articulações e também ameniza as cólicas. 

2.2.3 – Verde 

A cor em maior abundancia na natureza, o verde tem um efeito calmante capaz de harmonizar e trazer o equilíbrio. Representa a emoção, simboliza a renovação, fertilidade, esperança, calma e saúde, quando em excesso estimula a arrogância e orgulho. Na cromoterapia ele auxilia na contração dos músculos, ajuda na sua formação e na dos ossos, é usado no tratamento contra raiva, irritação, distúrbios emocionais e mentais, doenças na pele, na coluna e venéreas, se em excesso provoca cansaço e desgaste físico.  Possui a capacidade de dilatar os vasos e ajuda na recuperação de células e tecido. 

2.2.4 – Amarelo

A cor do sol simboliza a iluminação, sabedoria, conhecimento, positivismo, a riqueza, por outro lado também o medo, covardia e a traição. Representa a alegria, descontração, otimismo, quando em excesso traz consequências negativas despertando nas pessoas ansiedade e aumentar as preocupações. Na cromoterapia ele eleva a pressão sanguínea porem com menor intensidade em relação ao vermelho, ele também ajuda a estabelecer um equilíbrio no sistema nervoso, por contribuir na redução da produção dos ácidos gástricos ele e utilizada no tratamento do aparelho digestivo, também contribui na cura da prisão de entre e excesso de gordura no fígado, psicologicamente age em distúrbios emocionais como depressão e aflições. 

2.2.5 – Laranja 

Cor que se encontra exatamente entre o vermelho e o amarelo, representa um equilíbrio entre elas, a paixão (representada pelo vermelho) e a razão (amarelo). E uma cor bastante estimulante e a cor do sucesso e prosperidade. Significa gentileza, segurança, confiança, e estimula a criatividade. Na cromoterapia ela ajuda no aumento de apetite, estimula a circulação sanguínea, fortalecimento do pulmão e dos ossos, doenças respiratórias e problemas musculares, porém em excesso causa fadiga e cansaço. 

2.2.6 – Violeta 

Representando o mistério essa cor também expressa a sabedoria, respeito, sinceridade ajuda na purificação emocional e mental.  Em excesso provoca a tristeza e melancolia. Na cromoterapia é usada como calmante e purificador, promove a produção hormonal, em demasia a pessoa tende a se isolar e provoca o orgulho e arrogância. É usada no tratamento de tumores, pressão alta, estresse, insônia e irritações na pele. 

2.2.7 – Rosa 

Uma mistura do vermelho com o branco, por isso estabelece uma relação entre a paixão e a pureza, gerando o romantismo.  A cor rosa simboliza amor, corinho, sensualidade, e é bastante associada ao feminino, transmitindo delicadeza e fragilidade, além de expressar um sentimento intenso e amor incondicional. Na cromoterapia estimula o afeto, carinho, romantismo.  No tratamento é utilizado por suas propriedades de proteção, ao tato, metabolismo e sensibilidade. 

2.2.8 – Branco 

A luz total, presença e refração de todas as cores, revela pureza, simplicidade, humildade, limpeza, simboliza a paz.  Porem em excesso provoca tédio e monotonia. Para ser usada na como terapia o processo e manter o paciente em uma sala toda branca, porem essa cor não e muito utilizada nem para estabelecer algum equilíbrio psicológico nem na cura de doenças. 

2.2.9 - Preto 

Visto como a ausência de cor, o preto tem seus principais significados ligados á morte. Porem também represente o luxo, poder e sofisticação.  Em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza e medo, sendo assim não e aconselhada para a pessoa que esteja em luto. Na cromoterapia e usado antes da aplicação de outra cor para neutralizar as energias do paciente, a técnica para sua aplicação e matem a pessoa em um ambiente escuro, sem nenhuma luz. Essa cor pode ajudar também para aumentar a capacidade de ação das demais cores. 

2.3 – Os diferentes campos de atuação das cores 

Vimos algumas das principais cores utilizadas no nosso dia-a-dia, porem não são apenas essas que conhecemos, as outras são consideradas variações das apresentadas acima. Isso de deve outra classificação: cores primárias, secundárias e terciárias.  Sendo as primarias as que existem por si só, as secundarias que são obtidas a partir da mistura de duas cores primarias e as terciárias com a mistura de uma primaria a uma secundaria.  As cores preto e branco com já citado são consideradas neutras podendo ser estudadas como ausência de cor ou presença de todas as cores, veremos isso após o estudo dos diferentes campos de atuação das cores.

As cores alem de ter o poder de cura, equilíbrio energético e psicológico elas também influenciam nos diversos ambientes como já vimos anteriormente e analisaremos agora com mais detalhes, na personalidade das pessoas e como as demais a vê e ate mesmo nos alimentos, pois as cores dizem muito sobre o que contem nele e desperta um desejo maior nas pessoas de acordo com a sua cor característica e são usadas por muitas empresas seja na área de marketing o nos ambientes internos da organização. 

Segundo Anna Maria Costa Ribeiro, autora do livro “O esplendor dos chakras e das cores”, a cor pode ser definida como:

“A cor é como uma canção: grita ou sussurra”.

2.3.1 – Ambientes 

Em diferentes ambientes costumamos encontrar cores diferentes.  As cores nos ambientes estão relacionadas ao publico que ele tende a receber, além do motivo que o leva a ele.

Por não ter um profissional especializado na área própria para cores de ambientes, são na maioria das vezes arquitetos e profissionais de decoração e designer de interiores que realizam essa função. 

Ambientes pequenos quando coloridos com cores claras, principalmente o branco passa impressão de serem maiores, e o inverso acontece com as cores escuras ou de tonalidades fortes, fazendo com que o ambiente pareça menor.

O branco também recebe a luz com maior facilidade tornando o ambiente mais claro, assim sendo recomendo para estudo ou trabalho. 

O verde traz alegria e vida ao ambiente, principalmente por estar relacionado com a natureza.  É interessante seu uso em casas na cidade, pois traz um conforto maior por remeter a natureza.  

Cores como lilás, violeta, azul claro não são propicias para ambientes que exijam atenção, pois apesar de deixa as pessoas calmas essas cores provocam sonolência, é interessante para pequenos detalhes por em demasia seu efeito é de cansaço.

O laranja, e muito recomendado para ambientes que acomodem pessoas que necessitem de criatividade, porem deve ser usada em doses pequenas seu exagero abre o apetite podendo prejudicar o rendimento causado. 

O amarelo bem dosado é ótimo para ambientes de estudos, pois mantêm a pessoa ligada no que esta acontecendo, ajuda na concentração, se em excesso provoca agitação e muita conversa.

Ao decorar cada ambiente deve ser pensado o que ele deseja passar para as pessoas, quem ira freqüentá-lo e o motivo de estar nele.  São recursos muito utilizados, porem o seu maior uso esta nas empresas, muitas vezes por questão de marketing que veremos a seguir, em casas normalmente as cores são as de preferência do dono, que muitas vezes podem geram ambientes desagradáveis, entre outros motivos isso se deve ao fato da escassez de profissionais especialistas na área e ao custo muito alto que isso pode gerar as pessoas. 

2.3.2 – Marketing 

O seu uso mais frequente e mais perceptível são as cores utilizadas no marketing das empresas, em que esta por sua vez utiliza deste recurso para atrair, prender a atenção e despertar o desejo nas pessoas que possam se tornar futuros consumidores. Tanto no logo quanto na nos comerciais ou diferentes meios de comunicação e divulgação os publicitários utilizam desses importantes recursos para garantir o sucesso de seu produto ou serviço.

Em restaurantes, por exemplo, encontramos muito a cor laranja e alguns de seus derivados próximo, pois ela ajuda abrir o apetite.  Em empresas que não desejam que o consumidor permaneça por muito tempo são usadas o vermelho que apesar de provocar fome, devido ser mais forte, causa estresse e vontade de sair do ambiente. 

Em propagandas são usadas cores fortes e escuras para chamar a atenção do cliente, apesar de poderem despertar algumas sensações diferentes a intenção de chamar a atenção será na grande maioria das vezes concedida. 

Abaixo podemos ver uma lista que nos mostra a imagem causada por cada uma dela e as recomendações de uso. 

Tabela 1 – Cores como ferramenta de marketing4 

4 Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/cores-como-ferramenta-de-marketing/63528/ 

COR

IMAGEM

RECOMENDAÇÃO DE USO

Vermelho 

Física 

Esportes, academias, escolas de dança, organizações políticas ou negócios de bens imóveis. 

Pink 

Feminina 

Modas, cosméticos, igrejas e produtos e serviços de Buffet infantil. 

Marrom 

Gratificação 

Indústria de diversão, vídeo, carros, móveis, jogos e bebidas. 

Laranja 

Energia 

Arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos. 

Pêssego 

Caridade

Serviços e produtos para crianças, produtos escolares, organizações de caridade. 

Amarelo 

Comunicação 

Todos os produtos e serviços de comunicação e indústrias de entretenimento, especialmente para vendas. 

Verde 

Saúde, plantas e vegetais. 

Loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal. 

Azul claro 

Criatividade 

Indústrias de arte e design, serviços e produtos de informática. 

Azul escuro

Execução 

Negócios, educação, serviços financeiros, negócios de altos investimentos que necessitem mostrar confiabilidade - por exemplo: vendas de carros.

Preto 

Autoridade 

Serviços de produtos de segurança e proteção, ou simboliza luxúria com a combinação com dourado e prata. 

Branco 

Individualidade e imagem de limpeza

Melhor para produtos do que para serviços. 

Dourado 

Riqueza e segurança 

Corretores, banqueiros, comerciantes e serviços de alta qualidade e serviços de desenvolvimento pessoal. 

2.3.3 – Roupas 

Vemos pessoas que se dão muito bem com algumas cores, enquanto algumas outras não lhe agrada, ou não traz uma valorização no visual, isso de deve a combinação harmônica das cores com a cor, as formas e o estilo das pessoas. 

As roupas causam muitos impactos em nossas vidas porque são uma forma de nos comunicarmos com o nosso semelhante.  As cores, desenhos, texturas e formas do tecido mostram o que pretendemos inconscientemente para aquela ocasião, portanto, verificaremos alguns tons habitualmente usados e o que eles nos sugerem. 

Branco: É uma cor clássica que combina com todas as outras cores, simboliza a totalidade. Pode ser vista também como a cor da solidão, do distanciamento, pessoas que usam branco com muita frequência podem demonstrar frieza e receio. Considerada a cor da limpeza e da higiene, médicos, cozinheiros, marinheiros, entre outros costumam ter em seus uniformes a predominância do branco, ele é um símbolo de que está tudo esterilizado, limpo e em ordem. É aconselhado o uso da cor branca por pessoas magras, pois ajuda na impressão de formas maiores, assim como nos ambientes. 

Preto: Assim como o branco, é uma cor clássica que combina com todas as cores, simboliza, entretanto, o impedimento, o fechamento e o medo.  É uma cor insensível, rígida, que bloqueia, diminui, impede, entristece, limita e deprime.  Os grandes empresários usam ternos pretos para empregar firmeza de decisões e poder. Algumas segmentações de militares também usam preto em seu uniforme para demonstrar autoridade. É aconselhado para pessoas mais gordas, pois ajuda com aparência mais magra. 

Cores pastel: São cores suaves e delicadas, sugere calma e pacificidade, serenidade, proteção e apoio.  São chamadas de bebê, pois temos a visão de que um bebê é delicado, exemplo: azul- bebê, rosa- bebê, entre outros.  Demonstram maior sutileza, principalmente quando não há a intenção de chamar a atenção. 

Cores Brilhantes: São cores de movimento e ação, marcam presença por onde aparecem, são extremamente chamativas e festivas. 

Azul: Roupas azuis são calmantes, auxilia no descanso e serenidade.  É uma cor fria que transmite, entretanto, simpatia e delicadeza.  É confiável e séria, ótima para os negócios. 

Vermelho: Entusiástico, o vermelho é uma cor alegre e chamativa, expressa força e dominância, é o contrário do azul.  O vermelho mexe com tudo ao seu redor, é egoísta e chama todas as atenções para si.  Porem em excesso pode se tornar vulgar. 

Amarelo: É uma cor acolhedora e iluminada, roupas amarelas são ideais para quem busca reconhecimento, alegria, revitalização e estimular a comunicação. 

Laranja: Diz-se que roupas laranja ou alaranjada engordam isso é explicado por ser uma cor energética. É uma cor alegre e extremamente inquietante, demonstra inteligência e saúde.  Assim como as cores brilhantes, o laranja é uma cor que se destaca, além disso, promove alegria e naturalidade. 

Verde: Roupas em tons de verde transmitem tranquilidade e descanso.

Assim como o azul, transmite serenidade e calma, atraindo o silêncio as roupas verdes sugerem descrição proteção e estabilidade. 

2.3.4 – Alimentos 

A cor dos alimentos esta diretamente ligada aos seus componentes e também para despertar o desejo e fome as pessoas.  Não é por acaso que preferimos frutas maduras, porém sem manchas pretas, pois assim elas estão com o aspecto bonito e despertam um gosto maior nas pessoas para que a degustem. 

Além da parte visual, nutricionistas indicam frutas a seus pacientes pela sua cor, que diz muito sobre as vitaminas e nutrientes que elas contêm. Apesar de isto estar mais relacionado com as frutas, também se encaixa em diversos alimentos, sendo que a qualidade delas é determinada pelo brilho, cor e textura. 

Desta forma a ingestão de alimentos de diferentes cores garante uma alimentação sadia e com todas ou senão a maioria dos nutrientes necessários para ser saudável. 

Veremos agora as propriedades e componentes de cada cor de alguns alimentos: 

Verde: protegem o coração, a pele, os cabelos.  Entre seus compostos encontramos vitaminas A e C, ferro, cálcio e fósforo, com isso são importantes para os ossos e para o sistema imunológico.  Com essas propriedades temos:

alface, brócolis, chuchu, pimentão verde, espinafre, pepino, repolho, vagem, abacate, ervilha, kiwi, limão, entre outros. 

Vermelho: as duas principais características desses alimentos são a proteção contra o câncer e envelhecimento, dentre eles temos: tomate, morango, melancia, cereja e framboesa.

Amarelo e Laranja: alimentos com essas cores são importantes para o sistema imunológico, coração e visão, ajudando no bom funcionamento dos mesmos, além de também contribuir a absorção de ferro presente em outros alimentos e protege cabelos e tecidos São fontes de vitaminas B e O.

Alimentos desta classe: cenoura, abóbora, batata, morango, abacaxi, mamão, manga, laranja e pêssego. 

Marrom e Bege: são fontes de vitamina B e E e fibras.  Seus compostos ajudam no bom funcionamento do intestino regulando o organismo, redução de colesterol e combate a ansiedade e depressão por possuir composto que estimular o prazer e bem estar, como os amarelos e laranjas, também está relacionado com a saúde do coração. São exemplos: cereais integrais, grão-de-bico, feijão, lentilha, soja, nozes, castanhas e chocolate amargo ou meio amargo, por possuir maior quantidade de cacau. 

Roxo: são indicados para retardar o envelhecimento, mantendo a saúde da pele e controle de obesidade. Seus compostos em especial o seu pigmento age contra infecções no corpo, ajudando também na proteção dos rins e nervos. Podemos citar: berinjela, beterraba, repolho roxo, açaí, amora, uva e jabuticaba. 

Branco: contribuindo para o bom funcionamento do coração em relação à frequência dos batimentos cardíacos deixando-as reguladas, os alimentos brancos são fonte de cálcio, ajudando na proteção dos ossos, potássio e outros minerais.  Dentre eles podemos citar: alho, cebola, batata, couve-flor, arroz, banana, leite, queijo, cogumelo e repolho branco. 

2.4 – Formação das cores 

Já foram estudadas as propriedades e classificação das cores, porém pudemos notar uma diferença presente entre a forma de cor usada na cromoterapia em relação aos diferentes campos de atuação das mesmas.  Essa diferença esta relacionada à formação delas. 

Há hoje duas formas de estudo das cores, as luzes e os pigmentos.  Veremos agora com maiores detalhes como se dá essa formação, assim poderemos compreender melhor as diferença e relações entre elas, lembrando que não são dois estudos opostos, e sim complementares. 

2.4.1 – Luzes

A coloração das luzes ou cor de luz é formada a partir da decomposição da luz branca.  De acordo com físicos a cor não existe materialmente, são apenas ondas eletromagnéticas que provem dos raios emitidos pelo Sol e que são por nos interpretadas como cores. 

Antigamente os estudos procuravam entender a luz e sua origem, a partir disto muito estudiosos foram em busca de uma resposta resultando em uma serie de pesquisas, análises e construções de teorias.  Abaixo veremos alguns cientistas que fizeram esses estudos e estão relacionados com esse tema: 

Francesco Maria Grimaldi nasceu em 1618, na Itália era um jesuíta e Italiano no qual estudou difração da luz, que é um fenômeno físico que ocorre com todos os tipos de onda, sendo a propriedade delas em contornar obstáculos ou passar por orifício que tenham interrompido parcialmente seu trajeto, e colocou em estudo a teoria de ondulação e sua propagação.  Nesta teoria ele analisou que mesmo no ar a luz não seguia em linha reta e que havia luz na forma geométrica e sua percepção que a luz seguia de forma ondulatória, como podemos ver na imagem a seguir: 

Figura 2 – Ondulatória da Luz5  

G:\v.gif

5 Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132008000100003&script=sci_arttext

Um grande nome, hoje conhecido em todo mundo pela suas teorias, Isaac Newton cientista, físico e matemático inglês do século XVII, fez diversas descobertas ao longo do tempo e teve uma grande referência na historia da ciência.  Nascido em 4 de janeiro de 1643 e falecido em 31 de março de 1727 aos 84 anos, construiu diversas teoria que ajudaram hoje nas pesquisas e teoria mais modernas. 

Dentre seus estudos e teorias temos a da decomposição da luz branca através de um prisma de vidro.  Segundo ele, e teoria mais aceita até hoje, a luz branca é um composto de todas as cores, que quando descomposta nos permite a visualização de diversas cores. 

No seu experimento a luz solar (luz branca) ao passar por um prisma de vidro se decompunha formando as cores dos arco-íris que mais tarde terão um nome próprio. 

Figura 3 – Decomposição da Luz Branca6 

http://1.bp.blogspot.com/_iynrAIyXxuA/S14uvaMzRNI/AAAAAAAAAHg/vz-ioeRcdMM/s400/prisma+%C3%B3ptico.jpg

6 Fonte: http://eseqartes.blogspot.com.br/2010/01/cor-e-resultado-da-existencia-da-luz-ou.html  

Esta figura desde prisma, e também utilizada na capa do álbum da banca Pink Floyd, onde o nome do álbum é “The dark side of the moon”, em português “O lado escuro da lua”, que foi utilizada para demonstrar não só o lado escuro da lua, aquele que nunca se vê, mais o lado escuro de todos, aquela parte dentro do ser humano que nunca ninguém vê, e nem conhece.  A escolha deste prisma se deu em uma viagem ao Egito em busca de uma foto para a capa do cd, e durante a viagem um dos integrantes deu a idéia de usar o prisma que estaria simbolizando a idéia de complexidade e distancia. 

Outro cientista chamado James Clerk Maxwell era físico e matemático, Britânico nascido em 13 de junho de 1831 e faleceu em 5 de novembro de 1879 aos (48 anos de idade), ele se tornou conhecido por aperfeiçoar o estudo realizado por Newton. 

Nesta teoria além das cores foram estudados todos os outros compostos da luz solar. 

O Sol emite todos os comprimentos de ondas, porém devido a presença da camada de ozônio do Planeta Terra, esses raios são filtrados, penetrando apenas uma parte deles, desses raios que penetram, não são todos que o homem pode enxergar, entretanto são conhecidos e utilizados em alguns segmentos.  Esses comprimentos de ondas são raios com diferentes frequências, desta forma o estudo das propriedades de cada um foi chamado de espectro eletromagnético. 

Abaixo, temos uma imagem sobre espectro eletromagnético mostrando os diferentes comprimentos de ondas e onde elas são encontradas: 

Figura 4 – Espectro Eletromagnético7 

http://1.bp.blogspot.com/-jUPErWfHOzY/TeZUtH60ixI/AAAAAAAAABE/kD_lL8mpRrY/s320/Slide2.JPG

7 Fonte: http://fisicaunirensino.blogspot.com.br/2011/06/cores-versus-pigmentos.html#!/2011/06/cores-versus-pigmentos.html

8 Nm: Nanômetros (1 nanômetro corresponde a 1,0 x metros).  

Como vimos na imagem anterior temos a parte “luz visível”, sendo esta a única parte que nos somos capazes de enxergar, porem os outros apesar de não serem visíveis são bastante úteis em nossas vidas se bem manejados ao contrario podem prejuízos a nossa vida, tais como o câncer de pele causado pelos raios ultravioleta. 

A parte visível é conhecida como “Espectro da luz visível”, como já estudamos, todo o espectro é formado por ondas, sendo que a parte visível corresponde a 400 nm8, sendo de 380 á 780nm.  Neste espaço são encontradas seis cores, sendo elas violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.  Lembrando que o anil da figura 2 é apenas uma variação do azul. 

Essa seis cores correspondem as estudadas pela física, as demais são encontradas a partir de variações e diferença de intensidade. 

Cada uma dessas cores possui um espaço próprio e pré-definido nesse espectro, abaixo temos a tabela e a imagem para ilustrar o que é dito na tabela.

Tabela 2 – Espectro da luz visível9 

http://2.bp.blogspot.com/_RDtGoUtCIiI/TKuRrQqnLaI/AAAAAAAAABI/1U4p8E16xXw/s1600/espectro_luz_visivel.jpg

9 Fonte: Professor Reginaldo  

10 Fonte: http://luzecorisec.blogspot.com.br/2010/10/comprimento-de-onda-do-espectro-visivel.html   

Comprimentos das ondas da luz visível  

Violeta  

380 - 440 nm  

Azul  

440 - 490 nm  

Verde  

490 - 565 nm  

Amarelo  

565 - 590 nm  

Laranja  

590 - 630 nm  

Vermelho  

630 - 780 nm  

Figura 5 – Espectro da luz visível 10  

Com as informações apresentadas anteriormente vemos que ondas com o comprimento superior a 780nm ou inferior a 380nm, não são visíveis para a espécie humana. 

Levando em conta essa classificação, as cores citadas são classificadas como: 

Cores frias: Violeta e Azul  

Cores neutras: Amarelo e Verde

Cores quentes: Laranja e Vermelho 

De acordo com essa teoria, para que certo objeto possua cor e necessário que ele possua matéria e capacidade de refração, e no espaço em que se encontrar o objeto possua certa luminosidade, assim a cor do objeto será definida pela luz por ele refletida, essa luz refletida chega aos olhos humanos em formato de ondas, e lá e interpretada pelos olhos e assim formando a cor. 

Exemplo: um objeto esta recebendo uma luz branca, que é a junção de todas as outras cores, que são diversos comprimentos de ondas, assim de acordo com a afinidade do material ela ira refletir alguma luz (determinado comprimento de onda) e absorver as demais. 

Com isso a cor branca é a reflexão de todas as cores, ou seja, juntando todas as cores de luz temos a branca, como podemos observar no centro da imagem abaixo, e também a classificação das luzes em primarias, apresentadas sozinhas e as secundarias na intersecção de duas luzes secundarias. 

Figura 6 – Sistema RGB11  

rgbcmky3 - Cópia.gif

11 Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm? infoid=1096&sid=9 

12 RGB : Red, Green and Blue (Vermelho, Verde e Azul) 

O Sistema RGB12, nos mostra as luzes primarias e secundarias alem de também mostrar que a luz branca é formada pela junção de todas as outras cores. 

2.4.2 – Pigmentos 

“A cor-pigmento é a substância usada para imitar os fenômenos da cor-luz. Cores que podem ser extraídas da natureza, como materiais de origem vegetal, animal ou mineral, e que da sua mistura, através de processos industriais, surge o pigmento”. 13

13 Fonte: http://www.artesanatonarede.com.br/wiki/?id=41 

Os pigmentos são substancias presentes nos vegetais, que são extraídas ou produzidas artificialmente de acordo com a propriedade da cada organismo. Isso ocorre, pois, como não é possível pintar com a luz, criou-se uma nova forma para colorir os objetos.  O pigmento não é considerado uma cor e sim uma substancia que tinge a superfície de um material e assim formando a cor dele. 

São exemplos de vegetais que possuem pigmento que podem ser utilizados para colorir objetos: 

Urucum – pigmento vermelho 

Noz – pigmento marrom 

Casca de abacaxi – pigmento amarelo  

Beterraba - pigmento rosa 

Cenoura – pigmento laranja 

Desde o antigo Egito que são utilizados esses pigmentos, porem nessa época eram usados apenas os extraídos da natureza, somente a partir de 1856 que começaram a serem produzidos os corantes e pigmentos de origem inorgânica. 

E foi neste ano que o químico inglês William Henry Perkin, desenvolveu o primeiro corante artificial: a mauveína, como mostra abaixo, e feita a partir de ligações químicas entre hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre: 

Figura 7 – Formula estrutural da mauveína 14 

O primeiro corante sintético produzido

14 Fonte: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html  

Podemos fazer uma relação com as luzes e pigmentos, vejamos a frase abaixo:  

 “As cores dos corantes e dos pigmentos são devidos à absorção de radiação eletromagnética na faixa da luz visível pelos compostos.” 

Ou seja, as cores dos corantes e dos pigmentos recebem uma radiação eletromagnética que é capaz de refletir, e com isso possibilita que as pessoas interpretem a sua cor. 

Após algum tempo Renè Bohn também químico descobriu outras técnicas as quais são utilizadas ate hoje com o componente (Fluoresceína) este componente pode ser encontrado também em cosméticos da cor vermelha já outra substancia também descoberta por René foi a (eritrosina) encontrada em alimentos da tonalidade vermelha.  Com estes componentes e substancias a uma escala de cores obtidas pelos pigmentos através da química entre ele a duas escalas a dos (xanteno) e os (corantes azoicos) esta escala conter o grupo –N=N-, assim chamado de “azo” e a uma relação entre o ácido nitroso (HONO) e com a (anilina) Ar-NH² ou Ar-N=N+ assim a uma reação entre elas.

Vejamos a escala.

Figura 8 – Escala de corantes azoicos.15  

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/images/dyes_estruturas_cores.gif

15 Fonte: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html

Com a produção em larga escala na produção têxtil nos dias de hoje, vem crescendo a necessidade da criação de novos corantes artificiais, por isso há muitos químicos estudando para desenvolver novas cores para a confecção de roupas a gosto dos consumidores. 

Porém o uso de pigmentos não se limita a coloração de tecidos é também feitas tintas usadas para colorir diversos objetos, dentre eles, ambientes, paredes. 

Há também alimentos, porem esses são naturalmente coloridos devido aos seus componentes e podendo ser fonte para extração de corantes. 

De acordo com os pigmentos as cores são: 

Figura 9 – Pigmentos 16  

G:\cor_subtrativa[1].jpg

16 Fonte: http://www.arq.ufsc.br/labcon/arq5656/Curso_Iluminacao/07_cores/cor_01.htm   

Diferentes das luzes a junção de todos os pigmentos não forma a cor branca, e sim algo bem próximo do preto, e as cores primarias são o vermelho, azul e amarelo, secundária rosa, verde e laranja. 

Apesar dessas diferenças, as propriedades em relação aos seus efeitos nas pessoas são bem parecidas.  Diferenciando-se no uso, a cromoterapia utiliza as luzes e os pigmentos são usados para colorir ambientes e objeto com o intuito de despertar nas pessoas algo relacionado ao lugar que se encontram ou no caso do marketing o que deseja que a pessoas sinta ou pense do que esta vendo. 

2.5 – Como vemos as cores  

As cores são formadas em nossos olhos, isso se da a partir da interpretação das ondas eletromagnéticas por pequenos órgãos dentro dos nossos olhos.  

Para chegar aos nossos olhos, há dois processos, o primeiro é a luz emitida diretamente para ele, o outro é a luz bater e determinado objeto que de acordo com suas propriedades absorvera um pouco da luz e refletirá outra parte, que é o comprimento de onda referente à cor que enxergamos, esse penetrara em nossos olhos. 

Neste processo os olhos funcionam como um decodificador, que pega ondas e transforma na cor que iremos ver. Todo o processo de formação das imagens ocorre na velocidade da luz (300 mil km/s) 

Porém além de possibilitar a visão das cores, as ondas também provoca sensações, quando entra pelos olhos temos um efeito, mas alem disto temos também os efeitos que as cores, raios luminosos causam quando em contado com a pele.  E são essas as propriedades estudadas no inicio do capitulo. 

No próximo capitulo veremos todo o processo que ocorre nos olhos para a formação das cores e das imagens e também o cérebro, como ele interpreta tudo isso e os comandos que manda para o corpo.

 

CAPITULO 3 - A VISÃO 

A visão é um dos sentidos mais complexos do corpo humano.  Podemos analisar uma imagem, obter e controlar o nível de luz e pode ser comparado com uma maquina fotográfica.  A ótica é uma unidade estudada pela teoria da física na qual estuda a interação com a matéria e assim há uma serie de estudos e gêneros históricos.

Com o passar do tempo houve uma evolução da ótica durante o século XVII, em que ocorreram estudos matemáticos o que possibilitou o estudo de fenômenos óticos que são estudados ate hoje. 

3.1 – Mecanismo da Visão  

A imagem do olho é verdadeira, porém há uma semelhança com uma câmera, é inversa e minimizada com relação ao objeto. 

Primeiramente devemos observar os efeitos que causa a luz nos olhos vejamos a estrutura do globo ocular:  

Figura 10 – Globo ocular 17  

http://cerpo.com.br/cerpo/wp-content/uploads/anatmia_basica.jpg

17 Fonte: http://cerpo.com.br/cerpo/ 

3.1.1 – Elementos dos Olhos ou Globo Ocular  

Veremos agora alguns dos principais elementos do globo ocular, vendo as finalidades de cada um e como eles contribuem para a formação da imagem que nos permite enxergar tudo a nossa volta. 

Córnea: Tem a função de proteger a íris e a pupila.  Tem como finalidade unir os raios de luz quem vem paralelamente e unir para adentrar ao olho.

Íris: Seria a parte do conjunto Ótico no qual seria o colorido do olho o principal responsável pelas cores observadas e é responsável pelo nível de luz que entra.  A Íris também esta ligada a tonalidade dos olhos de uma pessoa. 

Cristalino: Está localizado atrás das córneas e da íris e tem como finalidade deixar à imagem nítida e obter a imagem a longa distancia. 

Retina: é uma parte de extrema importância, a maior parte do globo ocular, ela é composta por diversas células as quais são sensíveis a luz, mais conhecidas como foto censuras, e estas células também são conhecidas como cones e bastonetes, abaixo podemos analisar e visualizar melhor. 

Figura 11 – Imagens dos Cones e bastonetes.18 

http://www.douglasrosa.com/blog/wp-content/uploads/2011/06/Imagem2.jpg

18 Fonte: www.douglasrosa.com  

Coróide é uma célula que tem um formato de pequenos vasos sanguíneos, esta é a célula essencial para a formação das cores, pois como vimos no capitulo anterior cada cor tem um tamanho de onda especifico, e essas ondas, que são também impulsos elétricos que chegam aos olhos como luz, ao passar pela coróide são identificadas, fazendo com que a parte responsável por tal cor, vibre e assim possamos reconhecer cada uma das diversas cores. 

Figura 12 – Coróide 19  

http://diariodebiologia.com/files/2010/02/9olho.jpg

19 Fonte: www.diariodebiologia.com

3.2 – Luz na Visão Ótica  

A após o estudo detalhado do olho superficialmente.  Bem agora podemos analisar a entrada de luz nos olhos e como gera a formação de imagem.  

A luz entra nos olhos passa pela córnea as Íris captam a luz obtida assim a coróide sofre uma vibração, esta vibração causa uma excitação ou um impulso nervoso no qual manda informações para o cérebro, ou melhor, transmite pulsos nervosos que vão ate o cérebro onde a visão é efetuada. Com isso os Bastonetes tem uma sensibilidade à luz. 

Assim os bastonetes estão em constante informação com o cérebro, mas dentro dos bastonetes há uma hiperpolarização da membrana.  

Hiperpolarização da membrana é a composição de células negativas no interior com reação ao exterior. Assim causando o transporte de íons através das membranas celulares e a entrada seletiva da membrana a estes íons.  

Com todas estas reações a um impulso para a parte inferior dos bastonetes, tem-se um impulso nervoso que emite informações que eram luminosas para todas as camadas da célula da retina, essas informações vão para o processo visual do cérebro e assim as imagens é formada.  Com a união dos dois olhos, formam-se as imagens dos objetos ou do ambiente a cada picar nos olhos. 

3.2.1 – Acomodação Visual  

Para observamos uma imagem nítida é essencial à presença de um mecanismo de foto-localização o olho focaliza um determinado objeto denominado cristalino, este mecanismo é a variação da forma da lente, mas conhecido como acomodação visual.

O olho pode obter algumas acomodações como lentes de contato, óculos ou até mesmo cirurgias. No caso de uma hipermetropia utiliza-se uma lente convergente já em quem possui miopia usa-se a lente divergente o efeito oposto. Com a ausência (pouca luz) luz a pupila se abre conforme aumenta o nível de luz a pupila se fecha.  

3.2.2 – Acuidade visual  

A acuidade visual é uma característica que o olho tem de reconhecer dois pontos muito próximos o ponto máximo do olho humano é de 26 segundos de arco, ou melhor, dois raios de luz no olho humano deve obter uma separação mínima de 26 segundos de arco entre eles para que possam ser formados e identificados.  

3.2.3 – Três dimensões  

O porquê de termos dois olhos é simples, temos dois olhos para adquirir imagens em três dimensões à famosa profundidade que com apenas um olho não conseguimos adquirir a noção de distância, devido ao mecanismo ocular.  

3.2.4 – Lente convergente X Espelho Côncavo  

A lente convergente tem como principio a refração, todo raio que vem entra e passa por ela, assim divergindo através do foco ou observado assim estamos referindo ao fenômeno de refração assim o raio obtido pelo foco se cruzando paralelamente formando uma imagem por fim se tornando projetável ou real, maior e invertida.  

Diferente da lente o espelho côncavo obtém as informações da superfície do objeto assim acontecerá o fenômeno de reflexão no qual a informação obtida voltará para o mesmo local de inicio, assim as informações adquiras iram se encontrar com os raios de informação no qual haverá uma reflexão da imagem.  

3.2.5 – Fótons  

Fótons é o contato com a luz, que são partículas elementares, eles possuem massa e porem não possuem carga.  Os fótons se unem com partículas, esta é a maneira utilizada para classificação de Fótons.  

Analisando o Universo podemos verificar que ele é composto por substâncias básicas, ou seja, as Partículas Elementares, após algum tempo a evolução aconteceria deixando rastros o chamado fosseis os quais seriam os Fótons.  

Os fótons são divididos em dois conceitos: a onda e a partícula, e a presença de alguns fenômenos relacionados às interferências de Young e os efeitos fotoelétricos e assim podemos conciliar os estudos de Newton.  Com isso podemos verificar que tudo ao nosso redor tem relação com luz, como por exemplo, ligamento de uma lâmpada automaticamente a luminosidade adequada para um fotografo tirar uma fotografia, tudo esta correlacionado.  

3.2.6 – Visualização da cor  

Os psicólogos e filósofos apresentam uma teoria da relação da visualização da cor.  Existem no olho três conjuntos de nervos sensíveis às cores: amarela, azul e vermelha.  A luz branca estimula igualmente esses três conjuntos de nervos. Se há um estimulo menor atingindo apenas parte dos nervos temos a produção da sensação da cor.  

Quando não temos nenhuma vibração há a sensação e visão do preto, ou escuridão total. A frase abaixo resume o que já foi dito anteriormente:  

 “A cor é criada por um brilho de luz na escuridão”  

Steiner.  

Essa interpretação significa que as cores são condições dinâmicas provocadas pela luz na escuridão, portanto possui polarizações secundárias. Observadas através de um prisma assim uma parede branca parecera branca.  O único ponto onde surgira uma faixa de cor é o limite do encontro das luzes com a escuridão, assim tendo a imagem e a base.  

Nesse ponto, o funcionamento da polaridade vem à tona e ocorre uma condição dinâmica resultando no fenômeno de cor, ou seja, que a luz se torna invisível apenas quando ultrapassa certas faixas de frequência, e que a cor é visível, pois se encontra dentro da faixa de frequência capaz de afetar no nervo ótico.

 

CAPITULO 4 – A MOTIVAÇÃO  

4.1 – Interferência do Ambiente Organizacional  

A palavra estresse vem do latim “stringere” que significa deformar, já em português “esticado” que significa tenso, apertado.  Esta palavra é a que mais nós ouvimos. Com isso podemos analisar na imagem que nos mostra as consequências que estresse e violência no trabalho podem gerar.  

Figura 13 – Analise de estresse no ambiente empresarial. 20  

http://www.prt18.mpt.gov.br/eventos/saude_mental_palestras/bojart/img015.jpg

20 Fonte: www.sinistrinhosbar.blogspot.com/palestra.mental 

O estresse é um sintoma muito comum que vem sendo considerado pela sociedade como uma doença na qual os sintomas não são imediatos, porem com o tempo vão gerando dores de cabeça, distúrbio do sono, irritabilidade, cansaço, doenças crônicas e com isto no ambiente de trabalho muita pessoas acabam tendo sérios problemas, e isto pode afetar até mesmos a satisfação dos clientes.  

Numa situação de estresse o corpo sofre reações químicas que preparam o organismo para recebê-lo, quando elas não são contínuas, há uma demora para o aparecimento dos sintomas e assim os especialistas podem retardar o diagnostico para saber realmente a decisão a se tomar no caso desta doença que pode ser causada de diferentes formas, como, no caso de empresas:  

. Elevadas cargas horárias no trabalho para conseguir atingir as metas exigidas

. Pressão pela rentabilidade

. Tarefas repetitivas. 

Também está presente em nosso meio social e empresarial, energias que auxiliam no humor e respectivamente no rendimento dos colaboradores, de uma empresa ou cliente.  E sabemos que atualmente no ambiente organizacional o estresse está presente.  E especialistas revelam através de análises e pesquisas que o estresse é doença do século XXI.  

Isso ocorre devido ao conceito já existe de o local de trabalho ser um ambiente de estresse constante, para conter isto as empresas podem utilizar recursos que gerem maior rentabilidade e satisfação de seus colaboradores e clientes de modo que ajudem a tomada de decisões no âmbito empresarial, e não comprometam a saúde dos mesmos com o estresse, usando métodos para os manterem calmos. 

Com isso as organizações adquiram métodos e fizeram analises no estresse no âmbito empresarial. 

4.2 – Motivações de funcionários  

Há nas empresas, independente de seu porte, certa quantidade de funcionários que se movimentam pelo espaço, e também outra parte que fica trabalhando dentro de salas.  Com isso, muitas empresas passaram a utilizar as cores para garantir mais conforto aos seus funcionários.  A cromoterapia que vem sendo estudada ao longo do trabalho será vista agora como um meio de motivação e satisfação dos colaboradores e clientes.  

4.2.1 – Cromoterapia em colaboradores.  

Em recentes estudos feitos na china à cromoterapia é utilizada no ambiente profissional nas áreas de ergonomia, atividades laborais e psicologia, e revelam que essas técnicas se tornaram indispensáveis para uma organização.  

A cromoterapia não apenas pode ser utilizada no ambiente medicinal também pode ser adquirida no ambiente empresarial.  Com isso foi desenvolvido um estudo que o ser humano é composto por energias condensadas e órgãos e que nosso organismo determina frequência elas boas ou ruins este procedimento terapêutico que envolve conhecimentos nas áreas emocionais e auxilia no centro energético do nosso organismo e em um âmbito empresarial pode ser o local em que mais causa maior impacto.  

E de acordo com a cromoterapia as cores e a quantidade de luz podem auxiliar e ajudar no ambiente trabalho, onde é frequente o estresse e a pressão diante de diversas circunstâncias.  

Este método é feito através das cores no ambiente, como já vimos no segundo capitulo do trabalho para cada cor há um efeito que causado nos seres humanos.  Em um ambiente de trabalho o mais correto e adquirir as cores frias nas quais causa um efeito de tranquilidade em uma pessoa que convive num constante estresse, porém deve-se haver um pouco de energia e também criatividade por o excesso de cores frias pode deixa os funcionários sonolentos e desligados de suas tarefas.  

Esta técnica pode atrair oportunidades de negócios, promoções e benefícios financeiros em uma empresa com as cores e formas adequadas a este ambiente.  

4.2.2 – Cromoterapia em clientes  

A cromoterapia pode ser utilizada diretamente ou indiretamente em logomarcas, faixas, ambientes.  

Esta técnica pode auxiliar na relação entre as partes.  Vejamos um exemplo: a uma reunião ocorrendo em uma empresa, o dono da empresa esta prestes a fazer um grande negócio.  Olhando para o ambiente e as cores da parede, são vermelhas e laranjas e os moveis desconfortáveis, assim analisando através da cromoterapia podemos ver que as cores não são adequadas para o ambiente que seja utilizado para tomadas de decisão. As cores são muito fortes e nos oferece a idéia de adrenalina e irritação.  

Com a cromoterapia seria adequado cores neutra da escala de luzes e móveis confortáveis, tornando o ambiente mais agradável não dando a idéia de estresse preocupação.

Então chegamos a uma conclusão que este método ajuda e pode ser muito eficaz para resolução de diferentes problemas organizacionais.

Hoje arquitetos estão apostando nesta técnica que auxilia no ambiente profissional e também nas tomadas de decisões e também as relações com os clientes através das logomarcas, de maneira que as cores e formas favoreçam a empresa a agradar seus clientes.

Veremos agora uma teoria da área de administração que aposta no foco no ambiente.  

4.3 – Teoria da contingência 

A palavra contingência significa inserta ou eventual.  Esta teoria é clássica teve como exemplo as principais teorias tradicionais da época:

1903- Administrações Científicas (Taylor)

1911- Teoria Clássica (Fayol) 

1947- Organização Burocrática (Max Weber) 

1932- Teorias das Relações Humanas (Mayo e Lewin)

Através destas teorias deu-se origem a novas teorias em que houve um aperfeiçoamento de idéias resultando em teorias com ênfase em outros seguimentos dentro da organização.

Na historia da administração estas teorias vinham da época da Era Industrial Neoclássica que se estende de 1950 a 1990.

Decorrente a diversos estudos vieram novas abordagens como: 

. Ênfase na estrutura

Teoria estruturalista (Etzioni e Hall) 

Teorias Neoclássicas (Drucker e Koontz) 

. Ênfase nas pessoas 

Teoria comportamental (Simon e McGregor) 

. Ênfase no ambiente e na tecnologia 

Teoria de sistema (Kast e Rice) 

4.3.1 – Teoria da Lawrence e Lorsch 

A Teoria de Lawrence e Lorsch é a teoria da contingência que tem por objetivo fazer uma analise visual da organização interna e externamente, ou seja, com ele é vista e apresentada em uma primeira impressão.  Para ela tudo depende da administração, da organização e das condições do ambiente e tecnológicas. 

Através da estrutura da empresa e das suas pesquisas realizadas sobre os ambientes internos e externos e com a análise e interpretação dos resultados obtidos, são formadas estratégias que são denominadas de Teoria da Contingência. 

Este é um esquema superficial de uma empresa com a teoria.  

Resultado da organização

Teoria Contingência

Ações administrativas

Situação

Como já foi dito anteriormente essa teoria tem a ênfase no ambiente e tecnologia, que por sua vez podem ser subdivididos em:

Com ênfase no ambiente pode ser 

. Político

. Econômico

. Ecológico

. Demográfico e

. Cultural

Com ênfase na tecnologia: 

. Matéria prima

. Maquinas

. Peritos

. Técnicos 

Isso faz com que tudo que ocorra fora do ambiente tenha uma influência interna na organização.

Esta teoria mostra que não há nada de absoluto apenas princípios administrativos e com estes princípios vêm às teorias clássicas nas quais se têm origem a administração atual. 

Com o estudo de diversas teorias podemos saber se realmente quais são os pontos positivos e negativos da cromoterapia ou terapias alternativas existentes aplicadas na organização, para que possa ajudar na tomada de decisão de algum empreendimento e motivação e satisfação de pessoas.

No próximo capitulo veremos as vantagens e desvantagens da aplicação dessas terapias, análises dos diferentes métodos que podem ser aplicados, e opiniões e pontos de vista de especialistas.

4.4 – Outra forma de obter a motivação 

Alem da motivação gerada pelas cores existem outras formas de busca-la.  Veremos agora um órgão responsável pelo estudo do funcionamento do cérebro e como ele pode auxiliar na motivação das pessoas a partir do estudo das causas de estresse e desmotivação. 

4.4.1 – PNL 

A Programação Neurolinguística tem como objetivo compreender o ser humano, sua forma de pensar, agir e reagir conforme seu meio, fazendo com que suas emoções trabalhem ao seu favor.

Podemos também explicar a PNL a partir da separação das palavras, então:

. Programação pode ser entendida como uma forma de moldar seu cérebro para que nele sejam armazenadas coisas positivas para melhorar seu dia a dia, de modo a encontrar novos meios de reagir á situações-problema;

. Neuro seria todo o processo dos cinco sentidos através dos quais percebemos tudo a nossa volta;

. Linguística seria toda a forma de comunicação verbal, escrita e corporal pelas quais nos expressamos.

Seu principal objetivo é fazer com que pessoas com algum nível de dificuldade de se expressar possam conversar, gesticular e se mostrar mais disponível, proativa, interessante, simpática, entre outros.

4.4.1.1 – Surgimento  

A Programação Neurolinguística foi criada na década de 1970, em uma Universidade californiana por Richard Bandler e John Grinder, ambos norte-americanos. 

Em uma pesquisa de campo eles observaram como pessoas bem sucedidas planejavam seus objetivos e com isso alcançavam suas metas.

Os dois pesquisadores também perceberam que essas pessoas sabiam direcionar suas emoções e sentimentos, com isso, elas potencializavam suas qualidades e minimizavam seus defeitos, medos e inseguranças.

Têm-se como base da PNL várias disciplinas, como: teoria de sistemas, linguística, cibernética, teoria da comunicação, pragmatismo e neurofisiologia, podemos também, incluir nesse sistema a psicossomática, que atua diretamente nas emoções e suas causas.

4.4.1.2 – Aplicações

A pesar de ser uma terapia alternativa, a PNL também é usada como psicoterapia individual para problemas como fobias e esquizofrenias.

Dentro de uma empresa é fácil identificar em cada funcionário suas aptidões e suas fraquezas e assim, podemos ajudá-los a aperfeiçoar e a superar tudo o que há dentro deles, a fim de melhorá-los, porém, para tanto, necessitaremos de pessoas qualificadas que observem o dia a dia de cada um e, posteriormente, fale com ele, diga o que deve ser mudado e o que deve ser mantido.

Atualmente, é sumariamente importante ter funcionários satisfeitos na empresa, por que eles se tornam mais produtivos e a empresa se beneficia.

Entrando um pouco no ramo da psicossomática, podemos avaliar que os agentes estressores são variáveis conforme a pessoa, logo, pode-se dizer que, na maioria das vezes, o que é estressante para um, pode não ser para o outro.

Quando somos crianças, os pais, mais especificamente a mãe, tem papel crucial na decisão do que é ou não ameaçador/estressante, por tanto, quando a criança se vê numa situação de perigo, usa o corpo para se desvencilhar dela, um comportamento caracterizado como primitivo, como por exemplo, bater ou morder seu colega de sala. Já quando somos jovens/ adultos, adquirimos uma característica interessante: o complexo de culpa.

Quando somos crianças a gente aprende a experimentar sensações a partir do corpo, logo, na idade adulta discernimos com mais facilidade o que acontece a nossa volta, o que sentimos a partir de nossos atos, com isso geramos sentimentos confusos, que proporcionam um conflito interno, assim nasce o sofrimento/ culpa.  Isto é extremamente prejudicial à pessoa, pois ela se torna autodestrutiva, sua autoestima fica prejudicada e ela pode se tornar uma pessoa antissocial, desestimulada e excluída de muitos perfis organizacionais, afinal, uma pessoa que não é capaz de motivar sua equipe e realizar suas tarefas com eficiência, disposição e pró-atividade é eliminada.

Em um mundo frenético em que vivemos, amor, ódio, culpa, solidão e muitos outros sentimentos se fundem e geram fortes emoções capazes de nos desestruturar, física e psiquicamente.

Existem dois tipos de perfis de pessoas: as implosivas e as explosivas, em ambos os casos não importa qual seja o sentimento, a implosiva sempre guardará as emoções e a explosiva fará questão de que todos vejam o que ela sente.  Normalmente, o ideal é que as pessoas tenham um equilíbrio entre a implosão e a explosão, para que não sejam taxadas como exageradas, uma por que pode ser vista como rancorosa e a outra por ser vista como agressiva ou compulsiva.

Portanto, junto com a Programação Neurolinguística devemos trabalhar tudo o que nos incomoda e que podem incomodar os outros para que assim possamos evoluir humanamente e desempenhar nossa função na sociedade de forma brilhante e clara sem grandes prejuízos para nós e para o nosso próximo.

 

CAPITULO 5 – ANÁLISE DOS MÉTODOS

Como já vimos anteriormente, a cromoterapia e um tratamento alternativo que vem cada vez mais ganhando espaço e confiabilidade no mercado, e apesar de não ser reconhecido pelo CRM (conselho regional de medicina) já e comprovado que as cores possuem influencia no comportamento do nosso organismo e consequentemente no nosso corpo.

Uma das vantagens da cromoterapia e que ela pode ser feita juntamente com o tratamento convencional, e sem atrapalhar o rendimento de tal, pode gerar maiores benefícios em relação ao tempo de cora, ou seja, quando combinado com a cromoterapia, o tratamento convencional e muito mais rápido e eficaz.

No entanto essa não e uma pratica reconhecida e por isso mais escasso dão os profissionais bons e especializados para sua aplicação

Se formos relacionar os benefícios que a cromoterapia pode trazer para uma organização, seria uma lista muito grande se comparada as suas desvantagens.

Ao utilizar a cromoterapia na empresa, os benefícios não se limitam apenas a melhora e alivio do estresse do funcionário, pois ao beneficiar o funcionário toda a organização será beneficiada.

Analisemos a seguinte questão:  

Ao utilizar as cores adequadas no ambiente de trabalho do seu funcionário, ocorrera uma diminuição do estresse gerando uma motivação maior para cumprir as tarefas e assim ele se sentira mais satisfeito.

Esta satisfação influenciara diretamente na forma que ela falara da empresa, e assim ajudara no marketing da empresa, pois ao falar bem dela gerara um interesse maior de conhecê-la, o que pode ajudar ate na busca e fidelização de novos clientes. Além de tornar o funcionário mais produtivo, seria este uma melhora direta para a empresa.

Agora vejamos no ponto de vista de um especialista na área de terapias alternativas.

5.1 – Entrevista com Geraldo Sarti  

Durante pesquisas que realizamos para o Trabalho de Conclusão de Curso encontramos um site sobre parapsicologia e entramos em contato Geraldo dos Santos Sarti, nascido em 1946, engenheiro aposentado de FURNAS Centrais Elétricas, com formação em Psicanálise, especialização em Física e Administração de Empresas em cursos de Mestrado, sua profissão é Economista.

Como parapsicólogo é pesquisador do IPPP21, IPRJ22, NIAC23 e ABRAB24. Foi professor de parapsicologia da antiga SUAM25 em cursos de pós-graduação.  É carioca de Copacabana e tem três livros publicados: 

21 IPPP: Instituto de Professores Públicos e Privados 

22 IPRJ: Instituto Politécnico Rio de Janeiro

23 NIAC: Núcleo Interdisciplinar de Ação e Cidadania

24 ABRAP: Associação Brasileira de Psicoterapia.

25 SUAM: Sociedade Universitária Adventista de Maringá

. Parapsicologia e Psicofísica. Rio de Janeiro. 1980;

. Parapsicologia. Tópicos Avançados. Rio de Janeiro. 1987;

. Psicons. Do Real ao Imaginário. Rio de Janeiro. 1991.

Abaixo, as perguntas que fizemos e que ele e suas respectivas respostas:

1) Sabemos que no ambiente de trabalho estamos sujeitos a várias situações-problema e que elas alteram nosso humor, nosso modo de pensar e agir, conforme o nível hierárquico de cada um. Conforme esta constatação, como a parapsicologia atua/atuaria em situações de pressão, nervosismo ou estresse mental?

O ambiente de trabalho empresarial, seja público ou privado, parece ser sempre opressor e limitador das expressões pessoais plenas, independente do nível hierárquico.

Este aspecto tipicamente repressivo do trabalho empresarial cerceia a capacidade de amplificação do EU e transita a formas primitivas ou primárias da infância de qualquer um dos envolvidos.

Tal retórica laboral pode ser destramada dentro de cada um como indivíduo dentro do seu ambiente familiar, em que a Empresa é a mãe que dá e o chefe é o pai que dita a Lei.  Naturalmente, todos procuram o Falo, o dinheiro.

As condições subjetivas de cada um entre fazê-lo retido dentro de si como as fezes e como os segredos ou em fazê-lo circular para fora de si, quando bem lhe aprouver, parece ser um aspecto tipicamente familiar, que pode ser explorado.

A grande vitória no trabalho é a relação interior do individuo, no sentido da isenção da culpa que o acompanha sempre primitivamente e que deve ser superada, mesmo que transcendendo as expectativas da Lei.  Só aí se poderá ser feliz, livre e realmente conhecedor externo da situação interna geral da Empresa e de seus componentes. 

Isto é mesmo a transgressão à Lei que rege a Empresa e a verdadeira entrada do indivíduo no arquétipo empresarial.  Pode ser chamada de criatividade, sempre reprimida pelo Outro por lhe ser ameaçadora ao Poder que ele está exercendo no momento.

Mas, não se deve esquecer que o Outro também está dentro de nós.  Sua aparência, suas atitudes, seus méritos etc., são os mesmos a serem comparados com os dos históricos personagens parentais.  E, nesta instância, não é a culpa em relação ao Objeto, e sim a Mágoa nas relações interpessoais é que deverá ser superada.

Em qualquer caso, o julgamento geral sempre prevalecerá objetivamente e a transcendência aludida acima corre sempre o risco de ser desaprovada pela maioria.  Aí, de novo, entram em cena a mesma culpa edípica e a mágoa do outro a serem transpassadas.

A mulher não tem culpa objetal Só Amor.  E isto lhe é extremamente favorável para exercer a liderança.  Todavia, sua mágoa pela interdição primitiva ao Herói pode converter o ambiente em eliminações sumárias e femininas aonde prevaleçam o ciúme, a vingança e a neurose de conversão, por exemplo ( ambiente histeróide).

Bem, talvez a leitura de um texto psicanalítico seja aconselhável para compreendermos nosso papel na Empresa e sermos felizes nela.  O texto do Kohut sobre a Análise do Self me parece muito bom para esta finalidade, mesmo sabendo eu que a indicação de outra fonte talvez não seja o mais apropriado para encerrar uma resposta a esta importante questão que me foi formulada.

2) A Parapsicologia pode auxiliar ou complementar a cromoterapia de que maneira? 

Como já dito, procura-se a criatividade e o afastamento do objeto culposo.  A ilusão colorida da cromoterapia, basicamente o amarelo, gera o bem-estar do recomeço com possibilidade de alcançá-la e de superar a culpa.

Em outros termos, apresenta-se um novo Eu a todos os trabalhadores.  A liberação de endorfina ocorre como consequência fisiológica da cromoterapia porque esta empresta à introjeção do ambiente um novo colorido que desperta prazer e sexualidade sem objeto definido

3) A cromoterapia influencia o individuo no ambiente de trabalho como estimulo ou motivação? 

A informação colorida em pixels não é racionalmente percebida e isto é típico da alma feminina, do chamado hemisfério direito do cérebro, supostamente responsável pelas atividades intuitivas e de movimento criativo que a racionalidade defensiva do homem não permite ter.  Entretanto, quando despojado desta defesa, também o homem utilizará inconscientemente sua intuição e exercerá a percepção extrassensorial. Sob este ponto de vista, a cromoterapia permite a ambos os sexos a liberação da intuição e dos potenciais parapsíquicos, agregando os indivíduos em uma só mente telepática com o mesmo objetivo supremo que é o renascimento.  E a mudança, a metamorfose para um ser superior. O objetivo empresarial pode ser qualquer um, pois, neste contexto, ele torna-se irrelevante perante a satisfação pessoal de tê-lo dentro de si e compartilhado com os demais personagens do trabalho. Isto seria o equivalente a um novo arquétipo empresarial.

4) Qual a influencia da cromoterapia no marketing? 

É muito interessante a história do Centésimo Macaco.  Ela pode ser encontrada nas aulas do site www.parapsicologia-rj.com.br, do qual sou colaborador. As mentes, todas, estão interligadas.  Caso um funcionário encontre, intuitivamente ou com auxílio científico da cromoterapia, por exemplo, a resposta a determinado problema ou uma solução nova vinda do nada, automaticamente os demais “macacos” da corporação introjetarão esta novidade e, também automaticamente ela irá prevalecer no mercado de “macacos agregados” em outras empresas... A própria cromoterapia poderia ser esta nova solução, descoberta ou invenção colocada em prática efetiva como norma da nossa empresa. Chamo a atenção para a diferença entre esta norma folkway e a Lei, a primeira sendo telepática e a segunda uma imposição, um Super-eu.

5) Qual o impacto destes fatores (citados anteriormente) no ambiente empresarial?

O que foi dito, em síntese, é que a Empresa está em nossa mente, parte consciente e parte inconsciente, mesmo os objetos como ela mesma, sua construção, seu porte, o elevador, o banheiro ou toilette etc.  A maneira como nos relacionamos com este objeto Empresa é que assume variações emocionais, inicialmente repressoras pela culpa e pela mágoa, esta última no âmbito dos companheiros de trabalho.  Entretanto, quanticamente a Empresa é uma representação média de conceitos pré-formados e simbólicos, ondulatórios e não mais localizados.

Nesta condição o universo empresarial é sempre recriado.  A chamada preparação para a mudança do ambiente que cerca a empresa deixa de ter sentido porque em nossa mente o tempo é reversível e pode ter conhecimento do futuro e recriar o futuro. A empresa é virtual e podemos mexer com ela como quisermos ou como cremos de verdade.  Sua projeção em realidade média depende deste conhecimento ou do uso inconsciente da potencialidade informacional das mentes interligadas.  A cromoterapia atende bastante a esta proposição, por sua expressão informacional (pixel) e pelo afeto criativo que transmite a quem a sente.  Claramente que o ambiente informacional empresarial médio ficará modificado, automaticamente ou matematicamente, se a cor dele mesmo passar a ter significado para aqueles que as sentem.

Volto a dizer que esta alteração de costumes não deverá assumir o caráter de Lei, mas manter-se misturado nos hábitos empresarias em mudança permanente como um fator implícito da transformação e da mudança A hierarquia de níveis neste caso é totalmente irrelevante, volto a dizer.  Todo o staff será horizontal e as decisões serão tomadas por todos, como se fossem desnecessárias e com recursos inesgotáveis.


 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste trabalho pudemos aprender um pouco sobre algumas terapias alternativas utilizadas nas empresas para melhorar o ambiente em que se trabalha a fim de melhorar a produtividade das pessoas e dos setores.

Começamos por apresentar uma terapia pouco conhecida, a cromoterapia, e fomos nos familiarizando com ela ao longo do trabalho.

Ele foi estruturado de uma forma lógica que ajude na explicação e entendimento to tema como um todo. Iniciamos abrangendo a cromoterapia e qual a sua função, logo depois a aplicação das cores mostrando as suas influencias e os diferentes campos de atuação, logo após explicamos as diferentes forma das cores e foi explicado o mecanismo da visão para melhor compreensão da influência da cromoterapia em nós e o porquê disto, seguindo falamos sobre outra forma de motivação, a PNL, e ressaltando sempre a motivação nas empresas. Finalmente os pontos positivos e negativos visto de uma maneira genérica e opinião de um especialista na área de psicologia, para que o trabalho tenha um grau de confiabilidade ainda maior.

A nossa questão orientadora sobre as diferentes formas que as cores podem interferir nas atitudes das pessoas, e vemos que isso ocorre sem que muitas vezes seja percebido.  

Ambientes organizacionais são lugares ótimos e recomendados para aplicação deste método devido os benefícios oferecidos e alem de ambientes as cores também interferem nas roupas, alimentos e no marketing.

Este projeto poderá futuramente ajudar a administradores na tomada de decisão e gerar grandes estudos da área, pois procuramos ser sempre claras e trazer informações concretas sobre o assunto em questão. 

Apesar de serem terapias pouco utilizadas devido a sua dose de misticismo e descrença de muitos, provamos que elas são eficientes e extremamente importantes, pois o ser humano reage a todo instante aos estímulos que recebe e às vezes não sebe lidar com isso, gerando um estresse para os outros e para si, isso acarreta em problemas interpessoais, como a rotina de trabalho, desmotivando seus colegas além de deixá-los ansiosos e inseguros, porque no momento da raiva ou da pressão não se consegue perceber esses atos que bloqueiam profundamente nosso próximo, gerando conflitos futuros devido a mágoas e insatisfações. 

Se cada um pudesse compreender o mal que faz a si quando guarda uma magoa, rancor, ódio, ou qualquer sentimento relativo a uma pessoa ou situação, não o faria, para isso, alguns problemas físicos e psicológicos são tratados com a cromoterapia e a Programação Neurolinguística, para dar suporte e base a quem necessita de controle estrutural, uma vez que o descontrole e a falta de consciência que temos das nossas emoções nos fazem adoecer e perder o juízo. 

Desse modo devemos buscar uma interiorização para que possamos saber a raiz do problema, afinal, temos muitos e às vezes, um em especial gerou todos os outros, porém não sabemos identificá-lo, para isso precisamos de acompanhamento psicológico, uma vez que uma pessoa que vê de fora sua situação sabe com mais precisão apontar o que deve ser mudado ou mantido em seu comportamento, assim, temos a chance de melhorar e nos tornar pessoas melhores.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

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