. Devido a problemas
no computador não a abri imediatamente, deixando para fazê-lo no dia seguinte,
domingo, 10.05.09, de madrugada. Pouco mais tarde, respondi ao Ivan, e
logo em seguida enviei ao Thiago Ribeiro Santos, a resposta, também anexa, em
que há referência ao Rocha Pitta, ex-professor do IME, ex-presidente do
Instituto Atlante de Parapsicologia e escritor do livro "Projeto Deus na
Natureza", sobre a aparição de um certo número na natureza e que eu não havia
lido. O Rocha Pitta faleceu há algum tempo por motivos que eu desconheço
mas que segundo o Sr. Paulo Roberto Botelho, do Grupo Zênite, estariam
relacionados ao fato dele, Rocha Pitta, ter decifrado o enigma do número da
besta e, a despeito de sua excelente saúde, ter começado a definhar rapidamente após ter
participado sua descoberta ao Exército.
Devo acrescentar que eu não sabia desse número PHi, mas fiz uma associação
mental qualquer com uma certa razão áurea que eu havia ouvido falar quando
criança.
Logo após minha resposta ao Ivan, que aconteceu domingo de tarde, como já
referido, procurei na WIKIPEDIA e encontrei que a razão
áurea era o mesmo "misterioso" número PHi.
Na 2ª feira, de manhã, dia 11.05.09 portanto, retomei alguns cálculos que vinha
fazendo sobre a relação v2 / c2 no intervalo métrico da Relatividade Geral e
encontrei o tal número PHi: 1,6180339....
Apenas como adendo, este número consta do meu artigo "Velocidade Teórica da Luz
em Relatividade Geral e Número PHi", de maio de 2005, escrito após o que foi
acima relatado.
O Dr. Paulo Masson, psiquiatra e psicanalista, qualificou a coincidência como
"significativa", repetindo o que diria o conhecidíssimo psiquiatra suíço Jung.
Embora totalmente diversa da coincidência ocorrida e descrita em "TSUNAMI - O
DRAMA TRÁGICO", deste mesmo site, escrito próximo à conhecida tragédia marítima
na Tailândia, mas, assim como aquela tragédia, o número PHi ganhou autonomia própria
vinculada à natureza e circulou livremente entre mentes e corações de pessoas e
instituições.
O encontro ao acaso de PHi deu-me uma indicação, indireta mas forte, de que o
meu cálculo despretensioso era procedente assim como correta estava a abordagem
feita neste site de pesquisa parapsicológica.
O e-mail:
De:
Geraldo Sarti
Para:
Ivan R. Jaccoud
Enviada em:
Domingo, 10 de maio de 2009 20:44
Assunto Re:
O Pi e o Phi Divina Proporção
Prezado Ivan
É realmente muito curioso.É a razão áurea.Um
conhecido meu teria decifrado seu enigma e o
exército daqui mandou ele calar a boca.Não é mentira
minha.Seu nome é Rocha Pitta e ele era
parapsicólogo.
Abraços e obrigado
Geraldo
From: Ivan R. Jaccoud
To: Geraldo S. Sarti
Sent: Saturday, May 09, 2009 12:19 AM
Subject: O Pi e o Phi Divina Proporção
"O Pi e o Phi


Todos nós já ouvimos falar em número PI.
É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão
constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro
(equivale a 3.141592653589793238462643383279502884197169399375... e é conhecido
"vulgarmente" como 3,1416 ).
--------------------------------------
Não confundir com o número Phi que corresponde a 1,618.

O número Phi (letra grega que se pronuncia "fi") apesar de não ser tão
conhecido, tem um significado muito mais interessante.
Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal.
Os gregos criaram então o retângulos de ouro.
Era um retângulo, do qual havia-se proporções...
do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era
construído.
Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do retângulo que forma a face
central e lateral; a profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo
seguia uma proporção ideal de1,618.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a
pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior
que a da 3a fileira e assim por diante.
Bom, durante milênios, a arquitetura clássica grega prevaleceu O retângulo de
ouro era padrão, mas depois de muito tempo veio a construção gótica com formas
arredondadas que não utilizavam retângulo de ouro grego.
Mas em 1200... Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das
populações de coelhos criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência
matemática, a Série de Fibonacci.
A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da
reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual a
soma dos dois números anteriores: 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...
1
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim por diante.....
Aí entra a 1ª "coincidência"; proporção de crescimento média da série é...
1,618.
Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo, mas a média é
1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egipto e do retângulo de ouro dos
gregos.
Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção que os
cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a
descobrir coisas fantásticas.
- A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colméia é
de 1,618;
- A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é
de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de
altura é de 1,618;
- E não só na Terra se encontra tal proporção.
Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa
espiral obedecendo à proporção de 1,618 também por isso, o número Phi ficou
conhecido como
A DIVINA PROPORÇÃO.
Porque os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria
escolhido para fazer o mundo?
Bom, por volta 1500 com a vinda do Renascentismo à cultura clássica voltou à
moda... Michelangelo e, principalmente, Leonardo da Vinci, grandes amantes da
cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras.
Mas Da Vinci foi ainda mais longe; ele, como cientista, pegava cadáveres para
medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto
a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano...obra prima de Deus.
Por exemplo:
- Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão;
O resultado é 1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o
dedo;
O resultado é 1,618.
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da
dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra.
O resultado é 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão.
O resultado é 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da
cabeça.
O resultado 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax.
O resultado é 1,618;
(Considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados
de medição).
Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.
Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem;
São coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum.
Então até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.
Meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto
revelada.
(Lembre-se: considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são
objetos acurados de medição).
Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven e em
outras diversas obras.
Então, isso tudo seria uma coincidência?...
ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais
esclarecido para nós?"