Parapsicologia RJ - Geraldo dos Santos Sarti

Relatividade Geral -
A Velocidade da Luz Varia Como "Tensor"
e Depende de Simples Escolha:
Análise Matemática da Geodésica

 

Geraldo Sarti

(NIAC - IPPP -   IPRJ - ABRAP)

Julho de 2010

  

Dedicado ao jovem Príncipe
Daniel, filho da Daniela Monteiro
a Dany, Webmaster

 

INTRODUÇÃO

Ano passado, 2009, no V Encontro PSI, realizado em Recife, o Prof. Dr. Carlos Alberto Tinoco, nosso conhecido parapsicólogo e amigo, perguntou-me se a Relatividade modificaria o Campo da Consciência.  A Teoria dos Psicons já estava praticamente elaborada como descrição do Campo Mental e estava em minha palestra discorrendo exatamente sobre o que ele chamou de Campo de Consciência, associado ao fenômeno parapsicológico e Ganzfeld.  Assim, como a Teoria dos Psicons é praticamente o desenvolvimento da Relatividade Restrita na 4ª dimensão espacial, eu estranhei sua pergunta e disse:  qual relatividade?  A geral?  Ainda, há coisa de 3 ou 4 meses, conversando com o mesmo Tinoco, ele, a título de sugestão, disse que talvez a velocidade da luz fosse um tensor.

A Relatividade Geral parece mesmo ser uma forma de descrição do campo mental real, ao contrário do Campo Mental Psicônico, que é imaginário.  A desvantagem principal da Relatividade Geral é que ela só admitirá matéria por redução do número de coordenadas espaciais a zero, enquanto os Psicons podem ser escolhidos como imaginários ou reais apenas com uma conhecida rotação ou Spin no plano espaço - tempo.

Eu estranhei muito, repito, a sugestão do Tinoco mas não a esqueci.  Com isso, através da análise da Geodésica da gravitação, pude chegar a um resultado muito parecido com a sugestão dele e que vem a seguir.

GEODÉSICA E VELOCIDADE DA LUZ

Talvez o Leitor desconheça os detalhes da Relatividade Geral, assim como eu também.  Ela exige conhecimento prévio e fluente de Geometria Diferencial,curva, e em minhas andanças por aí não pude estudá-la a contento.

A análise a seguir é meramente um estudo matemático simples e poderá ser compreendido.

A equação da geodésica, que  descreve o Campo Gravitacional acelerado, pela Teoria da Relatividade Geral, é a seguinte:

.

 

O elemento , negativo, é o símbolo de Christoffel e relaciona os referenciais em transformação no espaço 4 dimensional  x0  = c t,  x1,  x2 e x3 .  "t" é o tempo universal, "c" a velocidade da luz e os "x" são coordenadas não retangulares.

Mas, , sendo "Τ " o tempo próprio ligado às quatro dimensões.



Substituindo na equação da geodésica S por c T e fazendo

,

apenas para não atrapalhar o Leitor, vem:

.

Vamos cancelar os denominadores

:

.


Vamos substituir as derivadas parciais por diferenciais d:

.

Fazendo d2 x  =  d (d x)  vem:

d ( d xi )  =  (  )  d xk  d xe

Em qualquer caso,  d x  =  v d t, sendo t o tempo Universal e v a velocidade no eixo coordenado considerado.

Então;

d ( vi  d t )  =  (  )  vk  d t   ve  d t.

Isto é igual a:

ou


,  por exemplo, com aceleração .



Vamos fazer vk = c.

Logo:

ou


simplesmente:

.


O símbolo (  ) passa a ser:

.

  ou

.

Certamente α é "perpendicular" a xi  e  xe.  Não estando alinhada com x0, será um vetor na 4ª dimensão xm.

A análise matemática indicará que os Γ não são tensores em verdade.  Mas como sugeriu o Dr. Tinoco, c passa a ser apenas uma função geométrica da escolha dos referenciais, podendo assumir, portanto, qualquer valor que se deseje, acompanhando a aceleração.

Termino este trabalho com uma frase de Sir Arthur Eddington, retirada de "The Mathematical Theory of Relativity", embora saiba que não se deve concluir qualquer estudo "científico" com citação de outrem:

Pág. 130:  "Nós podemos "propagar" a mudança de coordenadas com a 'velocidade do pensamento'...

Pág. 131:  "A assertiva que na teoria da relatividade ondas são propagadas com a velocidade da luz tem, eu creio, sido baseada inteiramente em uma investigação que ainda está por vir.  Todavia, parecerá apenas ser isto uma verdade somente muito convencional.  Se as coordenadas são escolhidas apenas para satisfazer uma certa condição que não tem importância geométrica qualquer, a velocidade é a da luz; se as coordenadas forem levemente diferentes a velocidade da onda será diferente daquela da luz".

Pág 131: "... isto merece investigação".

O livro de Eddington foi re-publicado em 1975 pela Chelsea.


CONCLUSÃO

Conforme a sugestão do Professor Tinoco, fica assim, penso eu, demonstrado que a escolha das relações entre as coordenadas ou dos sistemas referenciais, na Teoria Geral da Gravitação / Relatividade Geral, também é o Campo da Consciência manifestando-se em nossa 3ª dimensão + tempo, assim como os Psicons.

Como visto aqui, a própria luz seria um exemplo significativo.

Pode-se deduzir que se forem introduzidas transformações entre coordenadas imaginárias tais que permitam rotações do tipo Hamilton, poder-se-á encontrar  Γ  imaginário, a base da anti-gravidade, atualmente reconhecida e encontrada em fenômenos de Psicocinese,  Out of Body Experience, RSPK, Levitação e UFOS na atmosfera.

Até aqui, pela Teoria dos Psicons, os fenômenos anti-gravidade são originados por alterações psicológicas, conceituais que admitam massa negativa, como já mostrado neste site.